JANGADA - MT

Secretário de Saúde é exonerado após denúncia de assédio sexual

O ato de desligamento do então secretário foi assinado pelo prefeito Rogerinho Meira e não traz justificativa.

Redação: Baixadacuiabananews | 15/09/2024 - 00:25
Secretário de Saúde é exonerado após denúncia de assédio sexual

Atitudes machistas ainda fazem parte do cotidiano das mulheres em suas casas, nos espaços públicos e nos ambientes de trabalho, mas o lado positivo, é que elas estão se conscientizando e ganhando forças para denunciar, prova disso foi a atitude tomada pela ex-servidora Cleidiley Angelica de Carvalho da Silva, que denunciou o então secretário de saúde de Jangada (70 km de Cuiabá), Hudson Miranda Beleza, que por conta disso foi exonerado do cargo.

Como se não bastasse as investidas sexuais de Hudson, a vítima ainda disse que foi humilhada publicamente pela esposa do ex-chefe, que inclusive é médica do posto de saúde de Jangada. De acordo com Cleidiley,  após um desfile cívico na cidade, a médica lhe desferiu um tapa rosto. Diante de tudo isso, Cleidiley, decidiu denunciar o casal, na Delegacia de Polícia Civil de Rosário Oeste, já que as atividades da PC foram suspensas em Jangada, desde de 2019.

Ele me oferecia dinheiro a mais que o salário para eu poder manter relações sexuais com ele. Me convidava para passeios e diante das minhas recusas, chegou a me subir de cargo para me surpreender e convencer a se relacionar com ele”, disse em um depoimento para o Ministério Público da Comarca de Nobres, que abrange o município de Jangada.

A vítima, que disse ter sido exonerada por não atender as tentativas sexuais do secretário, declarou que ele chegou ao ponto de entrar em um motel com ela. Mas a recusa de não entrar no quarto, foi a Gota d´água gota para que ele realizasse sua demissão.

Hudson por sua vez, falou que foi ele que foi agredido pela ex-funcionária. Disse que na última quinta-feira (11), também foi à Delegacia de Polícia Civil de Rosário Oeste, para denunciar uma agressão que sofreu por 2 homens e 2 mulheres, sendo uma delas a mulher que o acusou de assédio. O caso começou a ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Rosário e por ora os envolvidos são considerados suspeitos.

Durante a gestão de Hugo, a Saúde de Jangada esteve envolvida em alguns escândalos, como falta de remédios e mal atendimento. 

Os escândalos, levaram o Secretário de Saúde de Acoziral (20 km de Jangada) Jean Taques, a publicar uma nota de repúdio contra o comportamento do casal de servidores públicos.

É imprescindível que o caso seja investigado com rigor e que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados. A saúde pública não pode ser espaço de absusos de poder, assédios ou agressões", diz trecho da nota emitida pelo secretário de saúde de Acorizal.

Diante dos fatos, o prefeito de Jangada Rogério de Oliveira Meira, tomou a decisão de exonerar o secretário do cargo, através da Portaria nº 147 de 13 de setembro de 2024.

Denúncias de Assédio no Supremo Tribunal Federal

Assim como aconteceu em Jangada, recentemente, ocorreu denúncias de um ministro do Supremo (STF).  O ministro Silvio Almeida foi demitido no último dia 06 de setembro, após surgirem denúncias de assédio sexual de várias mulheres, entre elas, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Nesta última quinta-feira (12) a Polícia Federal (PF) enviou ao STF, um relatório com a apuração preliminar sobre as acusações contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania. O caso está sob sigilo na Corte. 

Fonte: Redação