
O presidente da Câmara de Vereadores do município de Rio Branco (356 km de Cuiabá), Josafá Moraes de Castro (PSDB), foi morto durante trocar tiros com policiais civis, que cumpriam mandado judicial contra o parlamentar, na manhã desta quinta-feira (2). Um delegado identificado como Marcelo Menezes foi atingido pelos disparos.
O fato se deu em decorrência da deflagração da "Operação Cerco Fechado", da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (2), para cumprimento de 40 mandados judiciais de prisão e de buscas contra integrantes de uma associação criminosa envolvida em diversos crimes. As ordens são cumpridas em quatro cidades: Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu - que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira - e em Barra do Bugres.
Durante o cumprimento do mandado de prisão, o vereador Jeozafá Moraes de Castro reagiu à abordagem, disparando contra as equipes policiais e alvejando, inclusive, o delegado de Rio Branco, Marcelo Menezes. Em resposta à agressão, o vereador também foi atingido e não resistiu.
A autoridade policial foi socorrida a uma unidade hospitalar da região para os primeiros socorros. Ele está consciente e não corre risco de morte. O parlamentar atuava no apoio logístico de armas de fogo para o grupo criminoso alvo da operação.