Região do Garimpo Jatobá

Conflito por terra motivou assassinato de advogado em Santo Antônio de Leverger

Eduardo arrendava a fazenda e o advogado teria chegado armado, iniciando o confronto após um desacordo comercial

Redação: Baixada Cuiabana News | 23/10/2025 - 11:44
Conflito por terra motivou assassinato de advogado em Santo Antônio de Leverger

 A morte do advogado Roberto Costa Marques, de 67 anos, baleado em uma fazenda em Santo Antônio do Leverger, nesta segunda-feira (13), ocorreu após uma disputa por terras que ele tentava retomar. Eduardo Juliano dos Santos Bravo, 35, principal suspeito do crime, arrendava a fazenda de Roberto, e teria resistido à devolução do imóvel, situação descrita pela família da vítima como uma tentativa de "grilagem". 

De acordo com o boletim, Eduardo procurou uma base da Polícia Rodoviária Federal coberto de sangue e relatando ter sido baleado pelo advogado. Ele disse que havia sido atacado dentro da fazenda e que tinha "contido" o homem com a ajuda de um funcionário, amarrando-o no local. Quando chegaram até a fazenda, encontraram Roberto gravemente ferido ao lado de um veículo Fiat Strada, com amrcas de sangue e uma arma ao alcance.

Segundo informações, Eduardo arrendava a fazenda e o advogado teria chegado armado, iniciando o confronto após um “desacordo comercial”. A versão, porém, é contestada por conhecidos da vítima, que relatam que Roberto vinha tentando retomar a posse da terra, supostamente invadida e explorada irregularmente pelo suspeito.

Relatos dão cota, ainda, de que a vítima teria sido atropelada, no entanto, a identidade do motorista não foi confirmada às autoridades. Familiares contestam a versão, alegando que o advogado também foi espancado e teve a orelha cortada. Pouco depois, apesar de ter sido socorrido e encaminhado à UPA Pascoal Ramos, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Já o suspeito foi internado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde segue sob custódia. No local, foram apreendidos um revólver calibre .32, com cinco munições, além de uma faca com bainha preta e um celular iPhone 11 Pro Max, pertencente à vítima. A carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em nome de Roberto também foi recolhida.

Pouco após atendimento à ocorrência, o advogado Socorrido pela PRF, o advogado foi levado à UPA do Pascoal Ramos, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Já o suspeito foi internado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde segue sob custódia.

O caso segue investigado pela Polícia Civil.

 

Fonte: midiajur