
O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) afirmou que pode somar com colega de Assembleia Legislativa Lúdio Cabral (PT) para articular a da derrubada da Lei 12.197/2023, conhecida como Lei da Pesca, mesmo tendo posicionamentos ideológicos diferentes. Conforme Faissal, a relação com o petista é corriqueira e o trato entre ambos é cortês.
Eu converso com o Lúdio normalmente. A questão de ter algumas divergências, alguns posicionamentos, que ele é de esquerda e eu sou de direita, isso aí não obsta de eu conversar com a pessoa. O Lúdio, para mim, é um grande colega que tem aqui, mas, às vezes, estamos em lados opostos”, comentou Faissal.
Além disso, o deputado disse que não tem problema de votar junto com Lúdio, já que também sempre foi contra a Lei do Transporte Zero. “Várias vezes eu votei junto com o Lúdio e o Lúdio junto comigo”, explicou. Para os próximos passos, Faissal afirmou aguardar uma audiência pública para ouvir a opinião da população e disse estar disposto para votar a favor da derrubada da Lei da Pesca.
A Lei 12.197 proibiu o transporte, armazenamento e comercialização de pescados dos rios de Mato Grosso pelo prazo de 5 anos. A legislação está em vigor desde janeiro deste ano. Em outubro, o prefeito eleito Abílio Brunini (PL) se reuniu com Faissal e outros deputados – Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL), Diego Guimarães (Republicanos) e o suplente Xuxu Dal Molin (União Brasil) – para dialogar sobre derrubada da Lei.
Um projeto para revogar a legislação chegou a ser apresentado, mas apresentava problemas de ordem técnica e acabou não avançando. Lúdio apresentou um substitutivo integral ao projeto de lei. Agora, a matéria aguarda votação.