
Acompanhados pela equipe do Núcleo de Apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), empreendedores de Mato Grosso e representantes de prefeituras do estado protocolaram documentos na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) para assegurar a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) dos produtos de origem vegetal.
A prefeita Francieli Magalhães, Santo Antônio de Leverger foi representada pela Procuradora Geral do município, advogada Luciane Rosa de Souza.
O Susaf é o sistema que garante a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais, por município ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento, para a comercialização de produtos de origem animal e de origem vegetal da agricultura familiar e de pequeno porte.
Os produtores são provenientes de Poconé, Campo Verde, Santo Antônio de Leverger e Rosário Oeste. A entrega dos documentos foi realizada nesta segunda-feira (29) e contou com a presença do secretário de estado de Agricultura, Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, do prefeito de Poconé, Tatá Amaral, de representantes de Santo Antônio de Leverger, vereadores, entre outras lideranças.
Os documentos serão analisados pelas equipes da Seaf e da Secretaria de Estado de Saúde. Caso estejam em conformidade com as exigências técnicas, os produtores receberão autorização para comercializar, em todo o país, produtos de origem vegetal, como farinha de mandioca, melado, rapadura, banana chips, entre outros.
A orientação aos produtores foi realizada pela equipe do Núcleo de Apoio da AMM, que desde 2022 percorre municípios do Vale do Rio Cuiabá para orientar representantes das prefeituras e pequenos produtores sobre os procedimentos necessários para a adesão ao Susaf.
Sob a coordenação de Nathacha de Carvalho, o Núcleo é composto por vários profissionais, como veterinários, nutricionistas, sanitaristas, engenheiro civil e advogado.