
A situação de crise no abastecimento de água em Barão de Melgaço, município situado a 113 km ao sul de Cuiabá, tem gerado alarme entre os moradores devido aos problemas crônicos de qualidade da água e à ausência de saneamento básico. Mesmo após a declaração de estado de emergência pela prefeitura, quatro meses atrás, pouco ou nada foi feito para resolver a questão, deixando a população em condições precárias e preocupada com a segurança do abastecimento de água.
Essa crise não é recente e remonta a pelo menos 2003, com algumas famílias sendo obrigadas a recorrer à água potável de garrafão para atividades essenciais, como o preparo de alimentos. A água que chega pelas torneiras é considerada imprópria para consumo humano e é utilizada apenas para tarefas básicas, como lavar roupas e louças.
Em outubro de 2023, o estado identificou a presença de pragas e outras formas de contaminação na água, levando à decretação da situação de emergência com um prazo inicial de 90 dias. No entanto, após quatro meses, a situação persiste sem uma solução aparente, gerando ainda mais preocupações e insatisfação na comunidade local.
Procurada pela imprensa, a prefeita diz estar trabalhando incansavelmente para apresentar um projeto que contemple duas obras cruciais para resolver a questão da contaminação da água no município.