
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PTB), lidera com ampla vantagem para a reeleição, registrando 52% das intenções de voto no cenário estimulado, conforme levantamento do Instituto MT Dados realizado entre os dias 16 e 20 de fevereiro deste ano.
A distância entre a prefeita e a ex-primeira-dama, Tayane Castro (União Brasil), é de mais de 44 pontos percentuais. Tayane é esposa do ex-prefeito do município, Valdir Castro, o Valdirzinho (PSD), e pontua 8% nas intenções de voto. Ela atuou como secretária de Assistência Social, entre 2019 e 2021, na gestão do marido. Em terceiro lugar, com 6%, está o vereador Eric Cruz (PSB), eleito em 2020 com 626 votos, o campeão do município. Eric se coloca como pré-candidato de oposição à atual prefeita. Logo atrás, está o ex-vereador e expresidente da Câmara Municipal, Franklin Luis (PSDB), com 4% das intenções. Em quinto lugar surge o ex-presidente da Câmara e secretário de Obras, Dudu Moreira, com 3%. Na sexta posição está Nenga Matos (PV), com 2%, empatado com ex-vereador Wagner Belmiro (PSD).
Brancos e Nulos são 5% e os que não sabem ou não responderam somam 18%.
Foram ouvidos 450 eleitores e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da amostragem é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 05105/2024.
Espontânea
Na espontânea, quando não é sugerido nenhum nome aos eleitores, Francieli chega aos 36%, ainda com ampla vantagem para a segunda colocada, Tayane, que detém 5% das intenções e passa a ter um empate técnico com todos os demais nomes da disputa, sendo: Eric, com 3%; Franklin, 2%; Nenga, 1%; e Dudu, com 1%.
Os eleitores que sinalizaram voto nulo somam 4%. Outros 48% não sabem ou não responderam.
Estimulada cenário II
No cenário II, com apenas os três candidatos melhores posicionados, a atual prefeita tem 53% das intenções. A ex-primera-dama, Tayane, soma 10%, e o vereador Eric Cruz, 7%. Já os brancos e nulos são 6% e os que não responderam ou não sabem somam 26%.
Avaliação da gestão A prefeita acumulou uma aprovação de 77%, segundo o levantamento. Cerca de 20% desaprovam o mandato e 3% dos entrevistados não souberam responder. Os que classificam a gestão como boa e ótima somam 52%. No quesito ruim e regular, são apenas 17% do eleitorado. Os que acham regular somam 29%. Outros 2% não sabem ou não responderam.