ELEIÇÃO MUNICIPAL

COLIGAÇÃO DE GLORINHA PEDE IMPUGNAÇÃO DE HARRISSON

Redação: | 05/08/2010 - 00:00
COLIGAÇÃO DE GLORINHA PEDE IMPUGNAÇÃO DE HARRISSON

A corrida eleitoral em Santo Antônio do Leverger promete ser tensa. Apenas dois dias após o término do prazo para o registro de candidaturas, as coligações de Glorinha Garcia (PP) e do prefeito tampão Harrison Benedito (PSDB) já ingressaram com pedidos de impugnação um contra o outro.

Glorinha quer impedir o tucano de disputar a eleição complementar com base no fato dele ter sido demitido da secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) após responder a um processo administrativo disciplinar, o que causa sua inelegibilidade por 8 anos. “Tal situação, no plano dos fatos, caracteriza-se em gravíssima diante dos motivos que vieram ensejar a decisão do governador”, ressalta o pedido.

Logo em seguida, o documento frisa que na época Harrison foi acusado de cometer fraudes, além de desvios e a comercialização de terceiras vias de notas frias.

Além disso, o grupo de Glorinha afirma no documento que o tucano deve ser impugnado devido à proximidade que tem com o prefeito cassado Faustino Dias Neto (DEM).

Ocorre que o democrata foi casado com a irmã de Harrison, Nalzira Alexandrina Ribeiro Dias, até 2008. A coligação “Avança Leverger” questiona também a elegibilidade do vice de Harrison, Manoel Batista Teixeira Sobrinho (PDT), que foi cassado pelo TRE, num dos processos por compra de votos que culminaram na decretação da perda do mandato do prefeito reeleito.

Neste caso, o pedetista seria enquadrado na Lei Complementar 135, mais conhecida como ficha limpa. Mas nem tudo são flores para Glorinha, ocorre que o grupo de Harisson também ingressou com um pedido de impugnação contra a progressista, que já foi prefeita de Leverger. Na ação, eles lembram a existência de um processo por improbidade administrativa contra ela e também querem impedir a sua candidatura. Os pedidos contra os três devem ser julgados pelo Pleno no TRE nos próximos dias junto com o processo de homologação de seus nomes. O prazo para novos pedidos de impugnação termina neste sábado (7).

Além da progressista e do tucano, vai disputar o pleito suplementar o sargento João Benedito da Silva Neto (PRB) e seu vice Domingos Cassiano, o Domingão. A eleição ocorre em 5 de setembro e foi convocada pela Justiça Eleitoral depois de quase dois anos após a primeira cassação de Faustino. Na época o democrata venceu Glorinha numa disputa apertada por apenas 18 votos.


Fonte: Rdnews.