VERSÃO OFICIAL

Prefeitura diz que é vítima de esquema fraudulento e comunicou acontecimentos à Polícia; veja nota

Redação: Baixadacuiabananews | 18/01/2024 - 20:25
Prefeitura diz que é vítima de esquema fraudulento e comunicou acontecimentos à Polícia; veja nota

A Prefeitura de Acorizal emitiu uma nota à imprensa, a respeito do secretário municipal de Finanças, Arcílio Jesus da Cruz (Chindo) alvo da Operação Dígito 8, que desarticulou um esquema fraudulento em pagamentos de guias de arrecadação via QR Code Pix, causando prejuízo de R$ 21 milhões ao Banco do Brasil.

A atual gestão, sob comando do prefeito Diego Taques (PSD), informou que tomou medidas imediatas para comunicar os fatos ocorridos no Paço Municipal à Polícia Civil, e irá colaborar com as investigações para esclarecer as suspeitas.

Em primeiro lugar, é fundamental destacar que o Município de Acorizal é uma vítima nesse cenário, pois não há qualquer acusação de corrupção contra nenhum servidor. Apenas um servidor foi intimado para prestar informações sobre a suposta fraude ou golpe aplicado por esta quadrilha contra o Município”, diz trecho da nota.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município, sendo um na residência de Arcílio, que também é ex-prefeito de Acorizal, e outro em gabinete no Paço Municipal. Ele é o único investigado de Mato Grosso, até o momento.

Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, que deflagrou a operação, uma conta bancária da Prefeitura mato-grossense recebeu mais de R$ 2,4 milhões, desviados do Banco do Brasil, durante o esquema fraudulento. A atividade criminosa ocorreu entre os dias 7 a 31 de janeiro de 2023. Durante esse período, os investigados inseriram códigos de barras de guias válidas, mas adulteraram o QR Code PIX para valores significativamente menores.

Confira a nota na íntegra

O Município de Acorizal vem, por meio desta nota, esclarecer os acontecimentos relacionados à operação realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de janeiro, na qual os policiais realizaram uma busca na sede do Paço Municipal. A ação estava relacionada a uma suposta quadrilha que teria aplicado golpes em prefeituras no Brasil, incluindo o Banco do Brasil.

Em primeiro lugar, é fundamental destacar que o Município de Acorizal é uma vítima nesse cenário, pois não há qualquer acusação de corrupção contra nenhum servidor. Apenas um servidor foi intimado para prestar informações sobre a suposta fraude ou golpe aplicado por esta quadrilha contra o Município.

A atual gestão tomou medidas imediatas ao buscar as autoridades policiais e comunicar os fatos ocorridos por meio de boletim de ocorrência. O objetivo é colaborar plenamente com as investigações para que a verdade seja apurada, e os responsáveis sejam devidamente denunciados e punidos conforme a legislação vigente.

O Município de Acorizal está empenhado em fornecer todas as informações necessárias às autoridades competentes, colocando-se à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos adicionais, se necessário. A administração municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade, repudiando veementemente qualquer prática ilícita.

Neste momento, a prioridade é colaborar com as investigações para esclarecer todos os detalhes do ocorrido. O Município reitera seu comprometimento com a ética e a probidade administrativa, mantendo a confiança na justiça para a correta apuração dos fatos. 

Fonte: Olhardireto