
O corpo do ex-deputado estadual por Mato Grosso, Pedro Satélite (PSD), será velado na Assembleia Legislativa (ALMT), na manhã desta sexta-feira (5). O horário ainda não foi confirmado.
Conforme noticiado anteriormente pela reportagem, Pedro Inácio Wiegert morreu por volta das 23h desta quinta-feira, em Cuiabá. O ex-parlamentar estava em tratamento contra um câncer no pâncreas e estava internado no Hospital São Mateus. Informações extraoficiais dão conta de que ele sofreu uma insuficiência respiratória.
Deputado estadual por oito mandatos consecutivos, Satélite nasceu em Dionísio Cerqueira (SC), era pai de quatro filhos e chegou a Mato Grosso em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros. A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte de Mato Grosso. Foi daí que veio o sobrenome Satélite.
Pedro Satélite iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990, disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.
Em 1994, foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência vindo a assumir o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Nas últimas eleições, em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos. Em 2022, Pedro Satélite concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados.