
Nesta segunda-feira (09), o santo-antoniense Manoel Lourenço de Amorim Silva, presidente da Junta Comercial de Mato Grosso - Jucemat lidera as celebrações do 55º aniversário da entidade, atualmente reconhecida como uma das mais ágeis do país no registro empresarial. Em média, a abertura de uma empresa em Mato Grosso leva apenas 2 horas e 40 minutos, graças à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresa e Negócios (Redesim).
A celebração ocorrerá durante a plenária da autarquia, que julga processos de empresas. No evento, duas servidoras com 28 anos de carreira na Junta serão homenageadas. Manoel Lourenço destaca o papel da Jucemat na simplificação do processo de abertura de empresas e sua contribuição para o crescimento econômico e social do estado, gerando empregos e impostos.
“A transformação digital da Jucemat permitiu que os empreendedores abram suas empresas de forma totalmente automatizada e sem custos, graças à presença da Redesim em todos os municípios do Estado”, ressaltou o presidente.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, parabenizou a Jucemat pelo seu trabalho reconhecido nacionalmente pela agilidade e qualidade dos serviços prestados, tornando a abertura de empresas mais fácil em Mato Grosso.
“Agora, o próximo desafio da Jucemat é a implantação do Balcão Único em todo o Estado. Essa plataforma do Governo Federal permite que empreendedores abram empresas sem custos, preenchendo um formulário eletrônico único. Em Guarantã do Norte, uma empresa foi aberta em apenas 7 minutos e 13 segundos graças à parceria entre a Jucemat e a prefeitura local”, revelou o secretário.
O empreendedor conseguiu ao mesmo tempo o CNPJ, todos os registros, os alvarás da prefeitura, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros. Contudo, ele está disponível para negócios com determinadas naturezas jurídicas: empresário Individual (EI) e Sociedade Limitada – LTDA”, afirmou Manoel Lourenço.