
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Rômulo Queiroz, apoiam a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) que irá beneficiar produtores do município.
O Susaf é uma iniciativa da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) irá garantir a equivalência dos Serviços de Inspeções Municipais, por município ou por meio de consórcio intermunicipal de desenvolvimento, para a comercialização de produtos de origem animal da agricultura familiar e de pequeno porte em todo o território estadual.
A prefeita Francieli Magalhães disse que na sua gestão tem apoiado e investido no fortalecimento da agricultura familiar, citando como exemplo a criação do cargo de Inspetor Sanitário Animal, que atende ao SIM (Selo de Inspeção Municipal) – lei aprovada e sancionada em 2022.
No nosso município tínhamos várias famílias que sobrevivem da agricultura familiar, e trabalham com produtos artesanais, porém, não tinha fiscalização adequada, impossibilitando de colocar suas mercadorias em grandes comércios. Com a sanção da lei, resolvemos o problema, fomentando ainda mais a agricultura familiar em Santo Antônio de Leverger”, disse a prefeita.
Importante destacar que a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que criou o selo SIM e também aprovou a criação do cargo de médico veterinário para atuar na inspeção municipal.
Já o presidente da Câmara, vereador Rômulo, declarou que o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte é mais uma ferramenta que vai possibilitar que os pequenos produtores comercializem seus produtos fora de Santo Antônio de Leverger.
“Iniciativa como essa tem apoio da Mesa Diretora da Câmara, como de todos os vereadores do município. Nós do Legislativo estamos sempre do lado do cidadão, do pequeno agricultor em prol de trazer ferramentas, como essa do Susaf, que possam fazer com que os produtos das famílias que sobrevivem da agricultura familiar ganhem o mercado em todo o Estado, trazendo mais renda e gerando emprego em nossa cidade”, destacou o parlamentar