
O prefeito de Acorizal, Diego Taques, afirmou que é contra a instalação de Usinas Hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em toda extensão do Rio Cuiabá, e declarou seu apoio ao projeto do deputado estadual, Wilson Santos (PSD) em prol da proibição.
Eu e os vereadores de Acorizal somos terminantemente contra a construção Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas em toda extensão do Rio Cuiabá. Isso vai prejudicar o leito do nosso rio e prejudicar a economia na nossa cidade. Somos favoráveis ao projeto do deputado Wilson Santos. Sabemos que unidos somos mais fortes e com certeza vamos encampar essa luta”, disse o prefeito.
Taques participou da Expedição Fluvial no Rio Cuiabá, requerida pelo deputado Wilson Santos, e que passou pela zona rural de Acorizal. Além do prefeito, a comitiva contou com pesquisadores, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá, Marinha do Brasil - Capitania Fluvial de Mato Grosso, entre outros.
A expedição tem o intuito de diagnosticar as condições do rio e deve terminar no próximo sábado (21.01) no encontro do rio Cuiabá com o rio São Lourenço. A partida foi dada na barragem do rio Manso na última segunda-feira (16). “Queremos fazer um raio-x do rio, saber o que agride, quais são os riscos para um dos principais rios desse país, como também ver a parte de infraestrutura, recuperação de estradas, incentivo ao turismo”, resume Wilson Santos.
Entre os problemas que devem ser investigados, o deputado citou a situação do esgoto depositado no rio, a questão dos peixes e a intenção de discutir o impacto que teria a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas.