SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Francieli teme perda nas receitas devido aos números divulgados pelo Censo do IBGE

Redação: Baixada Cuiabana News | 15/01/2023 - 11:35
Francieli teme perda nas receitas devido aos números divulgados pelo Censo do IBGE

A prefeita Francieli Magalhães (PTB), de Santo Antônio de Leverger, denunciou que devido ao resultado do último Censo do IBGE, divulgado na primeira semana de 2023, o município já obteve perda na receita. O valor estimado para recebimento apenas com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) seria de R$ 1 milhão, mas o que foi depositado neste mês foi R$ 700 mil.

O fato preocupa e deixa as contas do Executivo sob pressão, tendo em vista que Leverger não tem condições de pagar todas as despesas apenas com arrecadação própria e precisa de repasses para se manter.

Em entrevista ao Olhar Direto, Francieli disse que os números habitacionais diminuíram em torno de 5 mil habitantes.

Leverger passou de 18 mil habitantes para 13 mil. Hoje temos 15 mil eleitores. Ou seja, temos mais eleitores que habitantes. E isso está errado. No condomínio que eu moro nenhum entrevistador do IBGE passou, muitas famílias reclamam que não foram visitadas pelos profissionais do IBGE. Então, isso precisa ser revisto com urgência".

Assim como a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) já divulgou, vários municípios tiveram surpresas com a apresentação dos dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatística (IBGE), já que devido aos atendimentos realizados pelas secretarias dos municípios, contrapõe os números apresentados pelo Censo.

Boa parte da população no município alega que não foi entrevistada, caracterizando inconsistência nos dados apresentados pelo IBGE, referente a quantidade da população”, disse a prefeita após reunião com alguns vereadores.

Na visão de Francieli, em Santo Antônio de Leverger houve a apresentação de redução nos números dos habitantes, sendo que na prática, o índice de pessoas que moram no município são bem maiores.

Na última terça-feira (10), foi realizada uma reunião entre os poderes Executivo e Legislativo, na Câmara de Vereadores de Leverger. “A procuradoria do município já tomou todas as medidas necessárias, para que a cidade não tenha nenhum prejuízo devido aos dados parciais, apresentados pelo Instituto”.

Francieli, secretários e vereadores estiveram em reunião apresentado planos estratégicos 15/01/2023 para viabilizar a condição atual em relação a divulgação do censo 2022. Por conta disso, houve uma reunião e a chefe do Executivo Municipal fez um apelo para a população.

Reunião realizada na Câmara Municipal na última terça-feira (10), entre os poderes Executivo e Legislativo Municipal de Leverger

"Queremos aqui pedir a população levergense que entre em contato com o IBGE, atendam os recenseadores, para que sejam obtidos os dados, caso seja confirmado os números parciais divulgados, o município terá perda muito grande, já que os repasses a Leverger sofrerá redução enorme, uma vez que esses recursos são destinados a melhorias em infraestruturas", ressaltou Francieli.

 

    

Fonte: Olhardireto