LEVERGER ESTÁ DE LUTO

Santo Antônio perde Dona Maria Romana

Redação: Baixada Cuiabana News | 19/10/2022 - 08:59
Santo Antônio perde Dona Maria Romana

Faleceu na cidade de Santo Antônio de Leverger, às 21 horas desta terça-feira (18), Dona Maria Romana Nardes da Silva (93 anos). No momento da sua partida, ela estava em casa na companhia dos filhos e netos. Segundo informações de um membro da família, ela tinha problemas renais.

Dona Maria Romana era esposa do saudoso, estimado e também querido músico santo-antoniense, Mestre Genésio.

O velório está sendo realizado na residência dela, na Avenida que dá acesso ao aeroporto da cidade, o sepultamento está marcado para ocorrer no Cemitério Municipal às 16 horas de hoje. 

CONDOLÊNCIAS À FAMÍLIA

O presidente da câmara municipal de Santo Antônio de Leverger, vereador Rômulo Queiroz das Neves, prestou solidariedade à família de Dona Maria Romana, através do seu filho, José Santana da Silva, que é servidor efetivo do Poder Legislativo Municipal.

"Não há palavras que possam confortar momento de tamanha dor. Só Deus pode iluminar o caminho da superação e Ele não deixará de amparar uma mulher de tanta religiosidade e fé como era Dona Maria Romana. Em nome dos moradores de Santo Antônio de Leverger, terra onde sua família tem raízes, lamentamos a sua perda", ressaltou o vereador em mensagem.  

Leia sobre o que publicaram sobre a Matriarca da família enlutada.  

Homenagem à Maria Romana

Desde pequeno minha mãe Celsina já dizia para mim que Dona Maria Romana tinha um dos melhores corações de Santo Antônio de Leverger , esse lindo e bom coração parou hoje.

A admiração de mamãe por essa mulher levergense sempre este presente em minha memória , bastava ver a Dona Maria , que a sua presença já me trazia essas felizes recordações.

Dona Maria Romana era esposa de um dos homens que mais nos trouxe alegria de dancar e festejar na nossa juventude em Leverger , o saudoso , estimado e querido levergense o nosso Mestre Genésio.

O casal Maria e Genésio foram pais de filhos queridos e amados por toda a nossa geração , pessoas que temos grande consideração e apreço , cuja nossa história de adolescentes se misturam em momentos inesquecíveis.

Nani , Petito , Nengo , Zélia , Odete , Zezinho e Diva (in-memória) , foram filhos que souberam honrar a vida em torno dos seus pais , todos dignificaram e respeitaram o lar simples e humilde , farto de serenidade e paz do coração de Dona Maria Romana.

Na minha memória vou buscar a frente da casa ainda no centro de Leverger e o pequeno largo que havia perto de Seo Pequenino , ali aonde Seo Genésio tinha o seu bar , era lá que meus amigos se reuniam para bater um papo.

Foi lá que num dia de sábado junto com Zé Roque , Chico Macaco e Nengo tomei minha primeira cerveja , era o fim dos anos 70 e início dos anos 80 , nossa juventude pulsava pelas ruas de Leverger.

Essa época Seo Genésio com seu trombone , Seo Luiz Duarte com o Sax e Tio Doca com o piston , o nosso trio de metais , eram quem faziam os carnavais da Cidade , os nossos Mestres musicais , tivemos momentos felizes.

Depois veio os casamentos de alguns dos filhos , a chegada dos primeiros netos e a mudança da Familia para perto do aeroporto , lá Dona Maria e Genésio ganharam em espaço e qualidade de vida , a outrora chácara virou o novo lar dos Silva.

Alguns carnavais Dona Maria e as meninas nos recebiam por lá para comer uma cabeça assada , antes do Bloco Pau Brilhoso sair na avenida , Eles continuavam sendo sempre nossos anfitriões , a turma era unida , Seo Genésio ainda tocava e puxava o bloco e todos nós na Avenida.

Passados uns anos foram embora Diva e Seo Genésio que partiu numa manhã dormindo igual passarinho , o trombone silenciou , mas , Dona Maria Romana continuou a frente da convivência sadia e cristã de toda família.

Hoje me chegou a notícia da partida dessa alma boa e generosa na humildade e simplicidade de viver , como mamãe dizia , coração bondoso e amigo , Dona Maria despede-se de seu lar em sua amada Leverger.

Jesus asseverou : Bem-aventurados os mansos e os pacíficos , eles herdarão a Terra.

Dona Maria é um desses espíritos que irão herdar a terra da Promissão nos planos celestiais , tem mérito de ser escolhida.

Aos filhos , noras , genros , netos e bisnetos , familiares e amigos do coração , desejamos muita força e fé , paz nos seus corações.

Serenidade na despedida e no agradecimento pela convivência com a mãe e vó tão amada.

Nossos sinceros sentimentos à todos vocês.

À Maria Romana toda nossa manifestação de gratidão e os nossos mais estimados desejos de paz na sua nova e eterna jornada.

Um forte abraço em todos por aí , especial a sua Diva e o nosso Mestre Genésio quando reencontrar.

Deus te abençoe e acompanhe Maria Romana , os Anjos te elevam felizes para a eternidade.  

*Leverger de Antigamente  

Fonte: Fotos Divulgação - Leverger de Antigamente