
Desde o primeiro dia de Governo o prefeito Rogério Meira tem buscado incansavelmente a instalação de uma empresa em Jangada. Enfim, o sonho está acontecendo. A Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e Industriais e Comerciais Chapecó) estava buscando um município em Mato Grosso para instalar sua nova “filial”, sendo disputada por dezenas de municípios mato-grossenses, mas após cinco meses de muitos diálogos e negociações, ficou definido que Jangada seria o destino.
A CETRIC é a maior empresa da América Latina de seu Ramo, onde recebe, trata e dispõe os resíduos industriais nas melhores condições de controle ambiental. Começando pelo recebimento, passando pela disposição final nas células de depósito, até o tratamento dos efluentes provenientes da percolação (chorume) dos resíduos depositados nessas células. Estabelecendo um meio de controle e de proteção ambiental rigoroso e eficaz em todas as áreas da Central.
Serão investidos R$ 30 milhões milhões na construção da empresa nos próximos anos e a instalação será imediata, onde a prefeitura vai “emprestar” o barracão da feira municipal para iniciar os trabalhos, sendo aprovado o comodato pela Câmara Municipal.
O prefeito Rogério Meira resolveu dois problemas: 1) Atendeu uma antiga solicitação dos feirantes, para trazer a feira para frente do Bradesco, pois o local era de pouco movimento; 2) Será instalada uma empresa no local. A Prefeitura dará todo o subsídio para os feirantes e a feira funcionará em um local de grande movimento, como antes, gerando mais renda ao pequeno agricultor e comerciante.
Serão gerados inúmeros empregos em curto, médio e longo prazo, com média final de 300 empregos e as seguintes obrigações por parte da empresa, conforme Protocolo de Intenções assinados no palco:
1) Gerar 300 empregos diretos a médio e longo prazo;
2) Investimentos no importe de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões reais), divididos entre estrutura, maquinários, equipamentos, veículos e outros;
3) Investir em ações sociais; Pagamento de impostos sobre serviços (ISSQN); 5) Pagamentos de taxas e tributos inerentes a atividade empresarial;
6) Adquirir maquinário, veículos e equipamentos para desenvolver o trabalho de atendimento aos acidentes ambientais em todo o Estado de Mato Grosso;
7) Construir, equipar e manter dentro das normas legais a CTR – Centro de Tratamento de Resíduos;
8) Garantir o menor custo para receber e destinar de forma adequada os resíduos residenciais dos munícipes;
9) Desenvolver suas atividades cumprindo as normas e legislações vigentes.
“Estivemos entre os anos de 2012 até 2014 tentando implantar essa empresa em Jangada, mas não tivemos respaldo da administração na época. Hoje, sentimos segurança e outra realidade por parte do poder Executivo e batemos o martelo que nosso destino é Jangada em MT”, disse o diretor da empresa Gilmar Augusto Argenton.
O prefeito Rogério Meira destacou que a cobrança sempre foi grande por emprego. “Nosso sonho está tornando-se realidade, vamos deixar de ser uma cidade que os seus filhos vão embora por falta de oportunidade de empregos. Esse é o melhor momento da história de Jangada! Máquina pública em recuperação, grandes obras e investimentos ainda este ano e agora a CETRIC em nosso município. Obrigado por esta oportunidade meu Deus! Feliz aniversário Jangada”, disse o prefeito Rogério Meira