EM SÃO PEDRO DE JOSELÂNDIA

Projeto Produtor Legal entrega gratuitamente centenas de inscrições estaduais; Veja Fotos

Redação: Baixada Cuiabana News | 06/09/2022 - 09:19
Projeto Produtor Legal entrega gratuitamente centenas de inscrições estaduais; Veja Fotos A ex-primeira-dama de Barão do Melgaço, Maria Torres, o vice-prefeito, Victor Hugo e um produtor da comunidade de São Pedro

O Projeto Produtor Legal, que tem como uma das apoiadoras a ex-primeira-dama de Barão do Melgaço, Maria Torres, entregou na manhã do último sábado (03/09), 147 inscrições para produtores rurais do município. O documento foi emitido de forma gratuita com objetivo de valorizar o rebanho criado nas comunidades locais. A cerimônia de entrega ocorreu na comunidade São Pedro de Joselândia.

De acordo com Victor Hugo Lucas Silva, foram contempladas as comunidades São Pedro de Joselândia, Pimenteira, Retiro, Colônia, Lagoa de Algodão e Limoeiro. “Somente em São Pedro de Joselândia a expectativa é de entregar mais de 150 inscrições. Estamos realizando um levantamento no município todo, para que possamos entregar mais de 200 inscrições”, declarou o vice-prefeito.

O vereador de Barão de Melgaço, Márcio Kito, na entrega da inscrição estadual em São Pedro de Joselândia

Conforme ele, a inscrição estadual é para o produtor ficar legalizado na seguinte questão: quando o produtor rural emite GTA que é do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso (INDEA), ele tem que transitar com a nota fiscal, sendo necessário ter inscrição estadual. 

O grande benefício é a valorização do gado. Hoje é vendido sem a nota, e o atravessador que vende essa nota aos produtores, e essa pessoa acaba ficando com uma parte do valor do gado que é vendido. Então decidimos por meio deste projeto Produtor Legal, realizar essa inscrição estadual de forma gratuita, sendo que caso os produtores fossem pagar pelo documento teriam que gastar entre R$ 400 a R$ 700. Todo o custo dessas emissões é custeado por parte do meu salário de vice-prefeito, que vem sendo doado”, disse Victor Hugo.

Ainda segundo ele, com a inscrição estadual o produtor pode vender o gado direto para frigorífico; obter descontos em produtos agropecuários; desconto em veículos e máquinas e implementos agrícolas; assim como vender o gado com nota fiscal e com preço melhor. 

A entrega das certidões estaduais para produtores rurais do município contou com apoio dos vereadores de Barão de Melgaço, Márcio Kito, Aelton Gonçalves (Geto), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), lideranças políticas e comunitárias da comunidade e do município. 

VEJA MAIS FOTOS


Fonte: Redação