
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PTB), e o deputado estadual, Max Russi (PSB), estiveram nesta quinta-feira (11), na sede da Agência Reguladora Estadual – AGER-MT, onde se reuniram com a diretoria executiva do órgão estadual.
Na pauta do encontro, um “velho e antigo”, problema que vem afetando os taxistas do município, que se sentem perseguidos pelos fiscais da agência reguladora.
Segundo uma fonte que participou da reunião em Cuiabá junto com a prefeita, o deputado e os taxistas, o objetivo principal do encontro é buscar soluções para as constantes blitz com fiscalizações desproporcionais sobre a classe dos taxistas que atuam no município.
Ainda segundo a mesma fonte da prefeitura que participou do encontro, existem atualmente no município de Santo Antônio, quatorzes profissionais cadastrados e autorizados para trabalharem com táxis, no total há dezoito pessoas trabalhando como taxistas em Leverger.
Sensibilizada pela causa dos trabalhadores, a prefeita convocou o 1º Secretário da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso, deputado Max Russi e juntos foram buscar soluções para o problema que afeta não só os profissionais que conduzem os taxis em Leverger, mas a economia do município, haja vista que, grande parte dos recursos financeiros que eles recebem, são investidos no comércio do município, como por exemplo, a compra de combustíveis para abastecimentos dos veículos.
O deputado Max Russi se comprometeu em colocar sua assessoria parlamentar para estudar e apresentar um projeto na Assembleia Legislativa que visa liberar os táxis para transporte de passageiros entre municípios, onde veículos com licença em um município não será multado em outra.
Um dos itens do anteprojeto que deve constar no texto prevê que os taxistas poderão transportar passageiros embarcados na cidade que emitiu a licença para outro município sem que, assim, o profissional venha a infringir normas que regem esse tipo de serviço.
Caso o projeto se torne lei, o taxista não poderá ser multado por irregularidade no transporte intermunicipal ou interestadual.
Segundo o deputado, “em muitos casos, em virtude dos limites do município, do arranjo econômico da região ou das atrações turísticas, os passageiros solicitam deslocamentos que extrapolam as fronteiras municipais, por isso vamos trabalhar para resolver de vez essa situação”, concluiu o deputado.
Participaram da reunião, além da prefeita e o deputado Max Russi, Luiz Alberto Nespolo (Presidente da AGER-MT), Peró (Sec. Mun de Planejamento), Vitinho (Presidente do Sindicato dos Taxistas de Santo Antônio de Leverger), Branco (Vice-presidente do Sindicato dos Taxistas), Taxista Wagner, e assessores da prefeita e do deputado Max Russi.
Caso qualquer morador de Santo Antônio de Leverger queira fazer uma denuncia ou reclamação sobre o transporte intermunicipal que atende a cidade, tanto táxi como ônibus, basta ligar para os números abaixo, eles são da Ouvidoria da AGER-MT.
0800-647-6464 e WhatsApp (65) 98435-7458.