
A preocupação em apresentar solução prática sobre o mercado de trabalho aos jovens, com oferta de cursos tecnológicos profissionalizantes, deve ser um dos principais temas a serem abordados em 2022 pelos deputados da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa.
O presidente da comissão, deputado Allan Kardec, alertou sobre outros assuntos econômicos importantes para o Estado que a comissão deve atuar com debate e soluções: mecanismos e tratativas para oferta do gás natural ao Estado, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e propostas para melhorar a indústria, o comércio e turismo e a geração de emprego e renda nos setores.
As diretrizes e sugestões de trabalho foram enumeradas pelo deputado, reeleito presidente da comissão nesta terça-feira (15/3), durante reunião do colegiado. O deputado Carlos Avallone foi eleito vice-presidente da comissão.
“A comissão terá como prioridade a oferta de cursos tecnológicos na área da indústria, comércio e turismo. Vamos convidar o Senai, a UFMT, o IFMT, a Univag e outras instituições para fazermos a oferta de cursos de acordo com a oferta de emprego”, descreveu o deputado Allan Kardec.
Temos que ter também a preocupação com nossos jovens da região metropolitana de Cuiabá, Várzea Grande e demais municípios do Estado, onde estão também as dificuldades de emprego e renda”, observou sobre a necessidade.
A preocupação do deputado está em dados oficiais, onde 43,2% dos 3,4 milhões dos habitantes de Mato Grosso são sem instrução e têm ensino fundamental incompleto, segundo dados da área econômica do Bradesco. Um contraste com o Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, soma da riqueza do Estado, estimado em R$ 142,12 bilhões, segundo o IBGE.
A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá é composta por seis municípios: a capital Cuiabá, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. E abrange população de 972.108 pessoas, dos quais 623.614 habitantes de Cuiabá, segundo estimativa de 2021 do IBGE.
A região tem funções públicas de interesse comum, como desenvolvimento econômico e social, planejamento e ocupação do solo, acessibilidade e mobilidade urbana, saneamento ambiental e políticas públicas como saúde, habitação, educação e segurança pública.
Várzea Grande
O deputado também relacionou como prioridade da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da ALMT o incentivo para a volta da industrialização em Várzea Grande, como foi com o grupo Renosa em 1977 e a Sadia em 1974.
Ele disse que fará gestões para debater e encontrar solução para investimentos, emprego e renda na cidade. Uma das interlocuções será com a Associação Comercial de Várzea Grande, a Câmara Municipal da cidade e a Prefeitura Municipal.
Vamos tirar na comissão uma data para irmos a Várzea Grande, que tem apelido de Cidade Industrial, e precisa retomar seu posto. Em Várzea Grande nós vamos chamar o prefeito Kalil, a Câmara Municipal e todos os setores da indústria, comércio e turismo para buscar solução sobre trabalho, emprego e renda”, sugeriu o deputado Allan Kardec.
Os demais membros titulares da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa são os deputados Luis Gimenez, “Dr. Gimenez”; Xuxu Dal Molin e Valmir Moretto.