Saúde Pública

KAMIL PEDE DEMISSÃO DO GOVERNO POR CARTA

Redação: Redação | 28/04/2010 - 00:00
KAMIL PEDE DEMISSÃO DO GOVERNO POR CARTA

O médico Kamil Fares deverá deixar a secretaria de Saúde de Mato Grosso nas próximas horas. Ele teria tomado a decisão de deixar o cargo após receber dados preliminares de uma auditoria na pasta em que foi detectado que a pasta não teria capacidade de investimento para gastar cerca de R$ 100 milhões no PAS (Plano de Ações na Saúde), que tem como objetivo acabar com uma fila de 120 mil procedimentos.

Na realidade, todo orçamento de R$ 650 milhões da Saúde neste ano já estaria comprometido e o trabalho de Kamil Fares ficaria inviabilizado. Revoltado com a "bomba de efeito retardado" deixada pelo ex-secretário Augustinho Moro, o ex-presidente da Unimed Cuiabá reclamou publicamente ontem da falta de autonomia para ocupar o cargo.

Ontem, Kamil Fares chegou a ir ao palácio Paiaguás para entregar o cargo. Todavia, após se reunir com o governador Silval Barbosa (PMDB), ele refluiu da decisão a espera de ganhar maior autonomia no comando do setor mais problemático do Estado.

O secretário chefe da Casa Civil, Éder Moraes, admitiu há pouco a saída de Kamil Fares. Segundo ele, existe a possibilidade do secretário se licenciar para fazer um tratamento de saúde.

O Documento tentou falar com o secretário na tarde de hoje. Ele não atendeu as ligações, pois o telefone celular estava desligado. Segundo informações extra-oficiais, ele teria se deslocado para São Paulo para fazer uma consulta às pressas. Antes de viajar, ele teria protocolado uma carta pedindo exoneração do cargo.

Substituto

Com a provável saída de Kamil Fares, o novo titular da Saúde deverá ser o presidente da MT Saúde, Agusto Amaral. Aliás hoje pela manhã, após culto ecumênico, Amaral se reuniu a portas fechadas com o governador Silval Barbosa.

Fonte: Reportagem