A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Chapada dos Guimarães instaurou inquerido civil público para apurar indícios da prática de conduto ímproba na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá).
O objetivo é identificar pessoas que ao procurar a UPA do município para atendimento nos anos de 2020 e 2021, tenham sido orientadas a realizar qualquer tipo de pagamento em laboratórios privados.
O inquérito civil está em andamento na Promotoria e visa apurar indícios da prática de conduta ímproba na UPA.
“Importante consignar que a simples oferta da venda de exames laboratoriais privados para pacientes que procuram atendimento na unidade pública de saúde ao argumento de que os exames providenciados pelo SUS tomam muito tempo caracteriza conduta ímproba a ser apurada”, consta no edital.
Conforme o edita para colaborar com a investigação, é preciso enviar e-mail ou mensagem com a própria identificação ou da pessoa que sofreu tal cobrança, narrando brevemente os fatos (como dia, local e circunstâncias), para chapada@mpmt.mp.br ou (65) 3301-1516 - WhatsApp, ou por intermédio da Ouvidoria do Ministério Público no telefone 127 e no endereço eletrônico www.mpmt.mp.br.
