QUILOMBOLAS

ÁREA DE EX-ESCRAVOS PODERÁ SE TORNAR QUILOMBOLA

Redação: Redação | 23/04/2010 - 00:00
ÁREA DE EX-ESCRAVOS PODERÁ SE TORNAR QUILOMBOLA

Na última quarta-feira 21/04, os moradores e descendentes de ex-excravos das comunidades de Sangradouro e São Sebastião, estiveram reunidos com o  representante do Poder Legislativo de Santo Antônio, o parlamentar Benedito Lucas (PPS) e pelo Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial, representado por Pedro Reis.

A reunião que contou com um grande número de moradores, foi a segunda realizada que tem o objetivo debater e esclarecer o processo de homologação do “Quilombola Sangradouro”.

Nesse contexto a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que realizou um estudo a dois anos e a  juntada de documentos da Sesmaria Sangradouro do ano de 1.704, comprovaram que nessa área houve a doação pela Coroa brasileira a 12 ex-escravos, e sendo assim todos os seus descendentes diretos e moradores atuais desse chamado território quilombola tem o direito de usufruir de todas as prerrogativas que a legislação acoberta.

Dessa forma os moradores das comunidades citadas, receberiam maior incentivo de verbas, para a educação, saúde, infra-estrutura e principalmente a regularização fundiária das terras.

As autoridades presentes, informaram aos moradores que serão necessárias novas reuniões e estudos antropológicos.

“Estamos buscando melhorias para a comunidade desde o ínicio desse processo, uma delas é pela reforma e ampliação da escola do quilombo Sangradouro”, afirmou o vereador Dito Lucas.

Participaram da reunião além do parlamentar, o presidente do CEPIR, Pedro Reis, a Assistente Social da Prefeitura, Maria Bordim , técnicos da EMPAER, a Bióloga Ieda e o Agrônomo Henrique.
 

Fonte: Reportagem local com Assessoria