SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS

NOVE FISCAIS SERÃO JUGADOS POR FACILITAR SONEGAÇÃO

Redação: Redação | 21/04/2010 - 00:00
NOVE FISCAIS SERÃO JUGADOS POR FACILITAR SONEGAÇÃO

Nove fiscais da Sefaz (Secretaria de Fazenda de Mato Grosso) serão julgados no dia 03 de agosto, às 9h00, na Vara Especializada Contra o Crime Organizado, crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica e Crimes Contra a Administração Pública, por participação num esquema de sonegação de impostos no Norte do Estado.

O processo será julgado após denúncia do Ministério Público Estadual sobre um suposto crime de peculato descoberto em 2009.

O esquema consistia na colocação de dados falsos no Sistema de Guias de Trânsito de Mercadoria (GTM) a partir dos terminais do posto fiscal Cachimbo, localizado em Guarantã do Norte (a 633 Km de Cuiabá). Serão julgados os servidores Ari Garcia de Almeida, Elias Rachid Jaudy Júnior, Antônio Leando Pereira, Antônio Marcone de Oliveira, Valdeci Mendes Guimarães, Jamil Germano de Almeida Godoes, Antônio João Calmon e José Francisco Alves.

Os fiscais são suspeitos de obterem vantagem indevida ao beneficiarem a empresa de fachada Mercomat Comercial de Madeiras e Materiais de Construção. As fraudes ocorreram entre os anos de 2002 e 2003. Durante as investigações, a polícia descobriu que a Mercomat é uma empresa de “fachada”, inapta perante a Receita Federal e desabilitada pela secretaria de Fazenda de São Paulo desde 31 de outubro de 2001.


Vários empresários do comércio que tiveram os nomes envolvidos no esquema prestaram declarações de que nunca havia feito nenhuma operação com a Mercomat. Os fiscais já foram afastados administrativamente das funções na Sefaz.
 

Fonte: Reportagem com o Documento