LÍMITES TERRITORIAIS

Max Russi evita polêmica após perda de título de cidadão santo-antoniense e argumenta que área em disputa não pertence a ninguém

Redação: Baixadacuiabananews | 07/07/2021 - 12:24
Max Russi evita polêmica após perda de título de cidadão santo-antoniense e argumenta que área em disputa não pertence a ninguém

O deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, não polemizou o fato de ter perdido o título de cidadão santoantoniense após apoiar a passagem de 3 mil metros quadrados da área territorial de Leverger para o município de Jaciara. Segundo Russi, na prática, essa região em disputa “não pertence a ninguém”.

Para o parlamentar, em decisão da Câmara, esse é um entendimento que não pode ser discutido, mas ele afirma que ninguém tirou área de ninguém, pois o local que está sendo discutido e aparece no documento do Instituto der Terras Mato-grossense (Intermat) como inconsistência territorial de Cuiabá. 

"É o entendimento da Câmara de Vereador, ninguém tirou a área de município nenhum e quem deve cuidar do espaço, no meu entendimento, é quem cuida da área. Sou a favor de ouvir a população. Ouvir quem mora na comunidade. Aquele que precisa levar sua criança para a escola. Se ele prefere andar 200km ou se prefere andar 30 para ir até a escola, para fazer a escritura, ir ao cartório. Lá é uma área que não pertence a ninguém. Se o Intermat pergunta de quem é essa área? A resposta é: inconsistência territorial de Cuiabá. É assim que esta no Intermat. Isso é lugar nenhum", comentou o presidente.

Além de tirar o título, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger (distante 36 km de Cuiabá) aprovou na noite de terça-feira (29) uma nota de "Persona Non Grata" ao presidente Max Russi (PSB). A sessão de repúdio ao deputado aconteceu com a presença de moradores de Leverger e Barão de Melgaço, que são contra esse repasse de terras para a cidade da qual a esposa de Max Russi é prefeita.

A briga começou no plenário das deliberações da ALMT há duas semanas. De lá pra cá, o embate está sendo pesado entre o deputado Allan Kardec (PDT) e Max Russi. O pedetista defende que a área em questão permaneça sob os limites de Leverger. Max acha que também é necessário delimitar áreas. 

"É preciso delimitar o que vai ficar com Campo Verde, Cuiabá, Jaciara e Santo Antonio. O governo ouviu a população, e viu que desse área de inconsistência é mais perto que Jaciara. Se Jaciara cuida, precisa ser repassado a Jaciara. Esse é o meu entendimento", comentou no final da sessão plenária do último dia 30/06.  

Fonte: Olhardireto