
Após promulgarem decretos municipais com medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus, onde vários artigos do documento acompanham o decreto do Governo do Estado de Mato Grosso. E após o aumento significativo de pessoas infectadas e óbitos, as prefeitas de Santo Antônio de Leverger, Franciele Magalhães (PTB), e Margareth Gonçalves da Silva (PSDB), de Barão de Melgaço, decidiram e vão se reunir em caráter de urgência, as 8 horas da manhã desta segunda-feira (12), em Santo Antônio de Leverger para traçar ações conjuntas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Franciele Magalhães também articula encontro com os vereadores do seu município e membros da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, instalada pela prefeitura para tratar da doença.
A prefeita de Santo Antônio acredita na tomada de decisões em conjunto entre os dois municípios vizinhos.
Acredito que, para conter a proliferação do vírus nas duas cidades, é necessário que as decisões sejam conjuntas e acertadas. Não adianta fazer restrições de mobilidade urbana ou distanciamento social em Santo Antônio, se em Barão de Melgaço, ou vice versa, o município continua aberto. Neste sentido, acredito que o esforço seria em vão”, ressalta a gestora de Leverger.
Dois Boletins Epidemiológico publicado pela prefeitura de Barão de Melgaço com datas do dia 08 e 11 de abril mostram o aumento de casos confirmados da doença, assim como pessoas infectadas e positivadas que estão em distanciamento social, mas estão sendo acompanhadas pela secretaria de Saúde do município.
O mesmo acontece no município de Santo Antônio de Leverger, onde o número de pessoas infectadas já ultrapassou setecentos casos positivados, em Leverger casos monitorados subiu para setenta de dois, e óbitos atingiu quarenta, só entre o sábado (10), e este domingo (11), seis moradores morreram em consequência do novo coronavírus, entre elas um rapaz de 35 anos que não tinha nenhum tipo de comorbidades.
Até o fechamento desta edição a prefeita de Barão de Melgaço não havia sido encontrada pela reportagem para comentar sobre o encontro desta segunda-feira em Santo Antônio de Leverger.