EDUCAÇÃO DE BASE

Prefeita e secretária de Educação garantem aulas para aproximadamente mil crianças de Leverger

Na rede municipal estão matriculadas aproximadamente mil crianças e as aulas seguem o calendário estadual

Redação: Noticias da Baixada | 16/02/2021 - 09:52
Prefeita e secretária de Educação garantem aulas para aproximadamente mil crianças de Leverger A prefeita Franciele Magalhães (PTB), e Carol Lima em recente audiência no Paço Municipal de Leverger

Leverger deve superar desafios com distâncias territoriais para garantir aulas.

Professora há dez anos, Caroline Lima assumiu o comando da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Santo Antônio de Leverger em janeiro deste ano com a missão de garantir que os estudantes tenham acesso às aulas, mesmo em tempos de pandemia, principalmente para os que vivem na zona rural ou em aldeias indígenas. Na rede municipal estão matriculadas aproximadamente mil crianças e as aulas seguem o calendário estadual.

Segundo a secretária, o município tem uma peculiaridade por ser a cidade com maior área territorial do estado. Para dirimir as dificuldades, ela explica que a equipe pedagógica deve realizar capacitações e orientações com os professores. E a estratégia inicial é dividir em nove polos, incluindo as duas aldeias indígenas. Caroline explica que algumas regiões chegam a distâncias de 350 km da área urbana.

Até chegar no nosso aluno essa é a nossa maior dificuldade, porque não temos a internet, às vezes não tem sinal telefônico, então temos que montar uma equipe que vá fazer esse trabalho personalizado para que o material, a vídeo aula, o método que estamos pensando com nossa coordenação pedagógica chegue ao nosso aluno”, disse a secretária. 

A secretária ainda faz um apelo para que os pais matriculem os alunos. “Isso definitivamente uma hora vai passar, a gente precisa dos alunos matriculados pra atender de forma igualitária e de qualidade”.

Em Leverger as aulas da rede municipal seguem o calendário estadual, com no mínimo 200 dias letivos. O alinhamento de calendários é para garantir que, quando forem retomadas as aulas presenciais, as crianças tenham a garantia do transporte escolar pelas mesmas rotas.

Fonte: Capital Notícia