O vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa anunciou na tarde desta quarta-feira (17.02) que o Estado dará todo apoio com mantimentos e medicamentos aos municípios mais afetados pelas chuvas e pelo transbordo de alguns rios, como no caso de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), onde a situação de alagamento é preocupante.
Silval e o superintendente da Defesa Civil, major bombeiro militar Agnaldo Pereira, realizaram um sobrevoo na manhã de hoje para verificar e avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas. Por cerca de uma hora, o helicóptero do Governo do Estado esteve em Santo Antônio do Leverger, e após uma reunião junto a Casa Civil, o vice-governador anunciou que um trabalho será feito junto à prefeitura municipal para retirada das famílias que estão nas áreas de risco.
“Vamos dar todo o apoio que o município precisar. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros manterão equipes permanentes em Santo Antônio, até que a situação seja normalizada. Fizemos um contato para que além de alimentos e medicamentos,também seja disponibilizado combustível para que pescadores e moradores que possuem barcos, possam ajudar na retirada de famílias que estão em áreas alagadas”, disse Silval.
O governo do Estado deve continuar o monitoramento das águas de Mato Grosso, principalmente nos municípios de maior risco.
MONITORAMENTO FLUVIOMÉTRICO
Segundo os dados da Defesa Civil até a presente data, o município de Santo Antônio de Leverger está em 9,40 metros, sendo que a cota de alerta é de 9,45 metros. O nível do rio Cuiabá está em 7,52 metros, e a cota de alerta é de 8,5 metros. Em Rosário Oeste (128 km ao norte de Cuiabá) a cota de alerta para o município é de 6,55 metros e está em 7,4 metros. Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) está em 5,60 metros, e a cota de alerta é de 5,3 metros. Em Barra do Garças ( 509 km a leste da capital) a cota de alerta para o rio Araguaia é de 6 metros e está em 3,67 metros.
