EM POCONÉ

Cartório sob intervenção ganha prêmio nacional

Redação: Notícias da Baixada | 17/12/2020 - 17:09
Cartório sob intervenção ganha prêmio nacional

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou, na última sexta-feira (11/12), a cerimônia de entrega do 16º Prêmio de Qualidade Total. A iniciativa, que conta com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, reconhece a excelência de gestão e qualidade no atendimento dos cartórios de notas e de registros do país.

Foram 92 serviços extrajudiciais premiados em 2020: 92 na categoria Diamante, 21 na categoria Ouro, 18 na categoria Prata e quatro na Bronze. Nesta edição, ainda foram entregues dois prêmios inéditos. O Rubi Master foi entregue aos 26 cartórios conquistaram quatro prêmios Diamantes consecutivos. Já o Rubi Evolução teve sete unidades premiadas por terem tido oito classificações consecutivas no Prêmio com evolução, incluído o resultado obtido no ano de 2020.

A maior quantidade de premiados foi na Bahia, com 22 unidades, seguido pelo Mato Grosso, com 16, e Goiás e Minas Gerais, ambos com 15. Santa Catarina teve 13 cartórios que ganharam o prêmio, e Ceará e São Paulo, 12.

O destaque ficou para o cartório da cidade de Poconé / MT , que recebeu o Prêmio qualidade Prata , pois o cartório está desde abril de 2019 sob intervenção judicial por dezenas de irregularidades que vai desde fraudes de escrituras a não recolhimentos de valores proveniente ao judiciário . É a primeira vez que um cartório sob intervenção judicial ganha este prêmio .

A cerimônia contou ainda com a participação do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique de Almeida Ávila, do secretário-geral do CNJ , do presidente da Anoreg/BR, Cláudio Marçal Freire, Desembargadores juízes entre dezenas de demais autoridades.

A interventora judicial do cartório de Poconé/MT , Katiuscia Sumaya Corrêa Miranda comentou “ já passei por outras serventias, e afirmo que apesar de inúmeras dificuldades encontradas em uma serventia centenária como esta, conseguimos restabelecer a segurança jurídica da serventia, esse prêmio na verdade é para o Poder Judiciário que com a intervenção, restabeleceu as premissas de um  Foro extrajudicial e para sociedade de Poconé”

Os cartórios são avaliados com base em dez critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance; e Continuidade do Negócio. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.

 

Fonte: Folhamax