
A causa da morte de macacos saguis nas últimas semanas no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, foi uma infecção provocada por um herpes vírus humano. A doença foi transmitida aos primatas por algum alimento contaminado ou por contato muito próximo a uma pessoa contaminada.
Ao menos 14 animais foram encontrados mortos no parque, que está fechado desde o dia 30 de outubro para investigar os casos e minimizar riscos aos visitantes.
Os animais foram encaminhados para exames na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os testes deram negativo para febre amarela, raiva e covid-19.
Em humanos, o herpes viral provoca aftas na boca, mas em primatas pode ser fatal. A principal hipótese é que um sagui tenha se contaminado e transmitido a doença aos demais do grupo.
A recomendação é que seja evitado contato muito próximo com os macacos no parque e que não sejam dados alimentos a eles, tanto para evitar a transmissão de doenças quanto para evitar desequilíbrios ambiental e nutricional dos animais. A previsão é que o parque seja reaberto nos próximos dias.