Na quinta (10) Cuiabá marcou 42,6ºC e bateu recorde histórico de maior temperatura desde 1911.
A população, independentemente de termômetro, sente este calor intenso que tem feito, em meio a queimadas, que devassam amazônia e Pantanal, e seca também históricas. Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a leitura feita na quinta é a maior desde que iniciou as medições oficiais regulares na capital de Mato Grosso.
O recorde histórico considera todas as temperaturas, de todos os meses, de todos os anos, desde então. Mas se previsão meteorológica se confirmar, um novo recorde histórico poderá ser estabelecido. A previsão é de que a temperatura alcance 43°C neste domingo (13) e/ou na segunda (14). O estado de Mato Grosso foi a região mais quente do Brasil esta semana.
Cuiabá e Poxoréo disputaram ao longo da semana o posto de lugar mais quente do país, considerando-se todos locais de medição do INMET. Na sexta-feira (11), o INMET registrou 42,4°C em Cuiabá às 21 horas (Brasília) e foi a segunda maior temperatura até agora para o ano de 2020. Cáceres chegou a 41,7°C e Porto Estrela a 41,4. Outros locais no estado registraram temperaturas entre 38°C e 40°C.
Previsão
A tendência é de maior aquecimento no fim de semana em todo o estado de Mato Grosso. Cuiabá vai esquentar mais também. Não há nenhuma expectativa de chuva pelo menos até o começo da primavera, em 22 de setembro.(Com informações do Clima Tempo)
