
Primeira rodada de pesquisa do instituto Olhar Dados, publicada nesta quarta-feira (09), revela que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lidera as intenções de voto na corrida pelo Palácio Alencastro, às vésperas do fim do período de convecção partidária, em que as candidaturas são oficializadas.
O emedebista ainda não anunciou oficialmente que concorrerá à reeleição, mas em um cenário estimulado, em que uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor, o atual prefeito totaliza a preferência de 38,7% dos entrevistados. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
O segundo colocado na pesquisa é o ex-prefeito de Cuiabá Roberto França (Patriota), que pontuou com 13,5% das intenções de voto. O vereador Abílio Júnior (Podemos) aparece em terceiro, com 7,7%. Gisela Simona, pré-candidata pelo Pros, soma 4,7% e o empresário Dorileo Leal (PSDB) tem 2,2%.
Apontado como possível candidato do grupo do governador Mauro Mendes (DEM), o ex-deputado federal e suplente de senador Fábio Garcia (DEM) pontuou com 1,2% das intenções de voto. Atrás dele aparecem o vereador Felipe Wellaton (Cidadania) com 0,8%, o advogado Julier Sebastião (PT) com 0,7% e o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL) com 0,5%.
Nesse atual momento de pré-campanha, ainda há muita incerteza na cabeça do eleitor. Os entrevistados que declararam não saber ou que prefeririam não responder ao questionário equivalem a 25,1% dos consultados. Além disso, 4,9% declarou que votaria em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, modalidade em que o nome dos candidatos não é apresentado ao entrevistado, o prefeito Emanuel Pinheiro aparece com 21,5%. Ele é seguido por Roberto França (4,4%), Gisela Simona (2,2%) e Abílio Junior (1,5%).
Foram também lembrados espontaneamente pelos eleitores: Fábio Garcia (0,5%), Procurador Mauro do Psol (0,5%), Dorileo Leal (0,2%), Julier Sebastião (0,2%) e Ulisses Moraes (0,2%). Nesta modalidade, o número de leitores que não sabe, ou que prefere não responder subiu para 65,5%. Brancos e nulos ficou na marca de 3,4%.
A pesquisa
O instituto realizou 594 entrevistas entre os dias cinco e sete de setembro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT-05388/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.