
Um redemoinho-de-poeira, ser formou e assustou moradores e condutores de veículos que transitavam pela rodovia Palmiro Paes de Barros, MT-040, no perímetro urbano da cidade no inicio da tarde deste sábado (29).
Segundo o proprietário de uma Distribuídora de bebidas localizada próximo a agência do Banco do Brasil, o redomoinho teve duração de poucos segundos e assustou quem estava próximo ou passava pelo local.
Ainda segundo o empresário ninguem se feriu, ele não soube informar sobre danos materiais causado pelo evento da natureza.
Saiba mais
Os redemoinhos-de-poeira, pés-de-vento são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.
Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ´sujeira´ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura. (Wikipédia)