VEJA VÍDEO

Baía de Chacororé sofre com a estiagem que atinge a região de Barão de Melgaço

Redação: Notícias da Baixada | 21/08/2020 - 11:26
Baía de Chacororé sofre com a estiagem que atinge a região de Barão de Melgaço
Localizada em Barão de Melgaço (113 quilômetros de Cuiabá), a Baía de Chacororé, a maior do Pantanal, está sofrendo com a maior estiagem que atinge todo o Mato Grosso dos últimos anos. Não bastando isso, o mapeamento realizado por satélites, atualmente grande parte dos pontos as e queimadas que devastam o Pantanal de Mato Grosso, estão concentrados na região de Poconé, Barão de Melgaço e uma área em Porto Jofre, na fronteira dos dois estados. 
 
Na última semana o ex-presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge, gravou um vídeo onde mostra a fumaça que encobre a Baía de Chacororé e observa que talvez estejamos passando pela maior seca dos últimos 10 anos.
 
"Se não me engano, dos últimos dez anos, está sendo a seca maior. Lembrando que ainda estamos em agosto, temos até novembro para começarem as chuvas, se começarem, pois como anda o tempo, pode ser difícil. E ainda tem a fumaça dos incêndios que atingem o Pantanal’’, comenta ele no vídeo. Yuri ainda fala que em 2019 apenas uma ilha secou, já no último mês de falta de chuva.
 
Questionado sobre o assunto, o ex-presidente revela que existem dois aspectos responsáveis pela situação em que a Baía enfrenta atualmente.
 
‘’A seca e a degradação ambiental. Realizamos um trabalho junto com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e estamos há uns dois meses recuperando a barragem para conter o escoamento de água na baía. Mas tem ainda a destruição, que quase secou a baia de sai mariana. Já o rio Mutum, em seu leito, existe assoreamento vindo da serra, acredito que vindo de produção agrícola, ou também pode ser por outros motivos. Da ponte em diante é uma banca de areia única, revelando uma situação terrível aqui na região’’, descreve. 
 

Preocupante, a situação de queimadas em Mato Grosso chama a atenção principalmente pelas chamas que consomem a vegetação do Pantanal, colocando em risco a vida de animais, inclusive de espécies em extinção, e de moradores da região. 

Fonte: Redação