
Os mais de 13 mil habitantes de Nossa Senhora do Livramento (a 42 km de Cuiabá), estão sofrendo com a falta de água na cidade, que segundo relatos de moradores, já perdura por três dias. As residências e comércios são abastecidos por meio de captação de água de poços artesianos.
De acordo com moradores, desde a última segundafeira (17.08) não ocorreu a distribuição de água – que antes ocorria diariamente, sendo alguns dias no período da manhã e ouros no período da tarde.
A reportagem, moradores relataram que já procuraram a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento para reclamar o que está ocorrendo, porém, ninguém soube explicar o que fato está acontecendo e qual foi fator gerador do problema.
Aqui não vem caminhão-pipa e estamos tendo que recorrer aos vizinhos que possuem poços em casa. Pegamos água em baldes e levamos para nossas casas para poder fazer serviços domésticos, tomar banho, beber e fazer comida. Está difícil a situação. Tem pessoas que percorrem longas distâncias em busca de água ou até mesmo tomam banho na casa do vizinho como forma até de economizar a água do poço porque se acabar aí que ficamos perdidos. Apesar de tudo, ninguém da Prefeitura nos fala o que está acontecendo”, disse uma morador da cidade – que preferiu não se identificar temendo possíveis represálias.
Outro Lado
A reportagem, a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento enviou nota informando que devido à quarentena imposta pelo coronavírus houve um aumento de consumo de água pela população, e que neste período de estiagem houve também a redução acentuada no nível dos poços de onde são captadas as águas para tratamento e distribuição.
"Para que possamos restabelecer o mais breve possível o volume de água captado, o DAE informa que está realizando manutenção e restauração do principal poço do município”, diz trecho da nota enviada pela assessoria da Prefeitura.
Confira nota na íntegra
A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, por meio do Departamento de Água e Esgoto do município, comunica que devido à quarentena imposta pelo coronavírus houve aumento de consumo de água pela população local. Associando isso ao período de estiagem e calor intenso que estamos atravessando, houve também a redução acentuada no nível dos poços de onde são captadas as águas para tratamento e distribuição.