EM SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Presidente da Câmara de Leverger lembra injustiça e abandono sofrido por Perozão

Redação: Notícias da Baixada | 11/08/2020 - 18:07
Presidente da Câmara de Leverger lembra injustiça e abandono sofrido por Perozão O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Dudu Moreira (PP)

Aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (10), na Câmara de Santo Antônio de Leverger, o retorno do vereador Pedro Fernandes de Mello, o Perozão (PSD), afastado do cargo pelo Ministério Público, em 2018, por suspeita de abuso de poder político nas eleições daquele ano. Durante seu pronunciamento na tribuna, o presidente da câmara, vereador Dudu Moreira (PP), lembrou injustiça sofrida pelo colega.

 

Perozão durante seu pronunciamento, após reassumir o cargo

Perozão permaneceu fora do cargo por 19 meses, enquanto o prefeito Valdir de Castro Filho e a vice-prefeita Franciele Magalhães (Ambos do PSD), pagaram apenas multas, em decisão dada em 10 de outubro de 2019, pelo ministro Luís Roberto Barroso, que veio a reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que cassou o mandato com base na acusação do Ministério Público Eleitoral (MPE) de compra de votos e abuso de poder político econômico. 

Na ocasião da cassação, a assessoria jurídica de Valdir Castro conseguiu separar seus processos dos processos de Perozão, que acabou sendo cassado, enquanto o prefeito e sua vice pagaram apenas multa.

Dudu Moreira recordou o fato e declarou sua amizade ao colega que retorna ao cargo.

Através da decisão, estamos colocando o senhor novamente como vereador legítimo desta Casa e do povo de Santo Antônio de Leverger. Conhecemos sua luta por sua comunidade, honrando todos os seus compromissos. Houve injustiça com o senhor, não apenas a dos juízes, mas de muitos que falavam serem seus companheiros. Temos certeza que dará continuidade aos seus trabalhos e pode retornar à esta Casa no próximo mandato como vereador’’, discursou.

 

Em seu pronunciamento de posse, Perozão falou das dificuldades que enfrentou depois da perda do seu mandato, mas preferiu não comentar a falta de apoio da coligação em seu caso. ‘’Confesso que perder o mandato foi muito triste, não foi fácil. Cheguei ao fundo do poço, me endividei, mas não me deixei abater e continuei sempre procurando companheirismo e não deixei de ser companheiro deste grupo, dos colegas vereadores. Tive o apoio de Deus, da minha família e da minha comunidade’’, relatou. 

Ele ainda deixou escapar uma possível candidatura nas eleições deste ano."Tenho certeza de que todos os vereadores dessa Casa têm condições de se reeleger e eu vou precisar demonstrar trabalho, já que hoje em dia o voto é conquistado com trabalho prestado", declarou o vereador. 

Um erro de documento causado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o vereador. Foi somente na tarde da última quinta-feira (06) que, por ordem do juiz da 38° ZE/MT, Juiz Dr. Alexandre Paulichi Chiovitti, a Câmara municipal de Santo Antônio de Leverger recebeu o ofício onde consta a decisão do TSE nos autos do Recurso Especial Eleitoral restituindo o mandato e os direitos políticos de Perozão. 

Dudu Moreira, Perozão a esposa, Dona Branca e Fernanda Cunha

Fonte: Redação