Na última sexta-feira dia 4/12, ocorreu uma audiência pública em Santo Antônio de Leverger para discutir critérios e formas de reparação dos prejuízos causados em Áreas de Preservação Permanente (APP) do Rio Cuiabá.
O evento, foi promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE), na Câmara Municipal. Além de moradores da região, também participaram proprietários de imóveis rurais localizados nessas áreas.
De acordo com a promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini, a audiência tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a importância das APPs e discutir, também, os critérios, formas e prazos para a recuperação das áreas degradadas. “Durante a audiência foi apresentado um diagnóstico atualizado sobre os danos ambientais verificados nas APPs”, explicou.
Segundo ela, o Ministério Público pretende, junto com a comunidade, estabelecer formas para garantir a recuperação das áreas degradadas. “Contamos com a participação de todas a pessoas que ocupam as área próximas ao Rio Cuiabá. Essa discussão com a comunidade é uma das ações previstas no Programa de Recuperação de APPs lançado este mês”, informou a promotora de Justiça.
O programa conta com o envolvimento de sete instituições: MPE, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder), Empaer, Intermat e Instituto Ação Verde. Estão sendo desenvolvidas ações de fiscalização, prevenção, repressão e monitoramento. Confira mais fotos da Audiência na Galeria de Imagens
