CHAPADA DOS GUIMARÃES

Comerciantes protestam e prefeita revoga decreto que fechava o comércio

Com a revogação do decreto, o comércio de Chapada dos Guimarães volta a funcionar como estava acontecendo no início da pandemia,

Redação: Notícias da Baixada | 14/06/2020 - 16:31
Comerciantes protestam e prefeita revoga decreto que fechava o comércio

A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira (PSDB) não suportou a carreata promovida por comerciantes da cidade turística e rapidamente revogou o decreto que determinava o fechamento do comércio e isolamento total devido ao avanço da pandemia do coronavírus, que teria início na segunda-feira. Pouco depois da manifestação a prefeita determinou que o comércio ficará aberto, contrariando um posicionamento do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 e o Ministério Público Estadual.

Ao atender a classe empresarial, Thelma de Oliveira determinou que seja reavaliado os novos critérios mais detalhados e técnicos que serão apresentados pela saúde do município, para então poder subsidiar novos futuras decisões.

Com a revogação do decreto, o comércio de Chapada dos Guimarães volta a funcionar como estava acontecendo no início da pandemia, das 10 horas às 16 horas de segunda-feira a sábado, ficando fechados aos domingos e feriados. Já bares e restaurantes estão autorizados a funcionar da 10 horas às 22 horas, enquanto que a tradicional feira de pequenos produtores, na principal praça da cidade vai funcionar entre as 6 horas até às 12 horas.

Os postos de combustíveis funcionarão das 07h às 19h e a administração pública das 13h às 17h.

No último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na sexta-feira (12), Chapada tinha 206 casos notificados, sendo que 76 pessoas estavam em isolamento, duas internadas na UTI e 10 são consideradas recuperadas. A cidade registrou duas mortes por coronavírus. 

Agora leia a divulgação da prefeitura de Chapada sobre o episódio

O Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Chapada dos Guimarães em reunião hoje(13), decidiu suspender os efeitos da decisão do fechamento do comércio até a próxima reunião terça-feira(16) onde serão definidos os critérios mais detalhados pela saúde do município*

Esta medida foi a de ponderar as decisões tomadas, e reavaliar os critérios mais detalhados e técnicos que serão apresentados pela saúde do município, para daí subsidiar futuras decisões.

Uma das pautas desta reunião que o promotor de justiça, Leandro Volochko, fez questão de discutir com os membros, foi sobre a legalidade do comitê que foi questionada pela opinião pessoal da vereadora Micheli do Banco, membro do comitê, representante do legislativo, ela colocou em cheque a credibilidade e legalidade Jurídica deste comitê para este tipo de decisão. O promotor de justiça relata que quando são decisões mais severas e polêmicas, são levantados estes tipos de questionamentos que coloca em dúvida a legalidade do comitê, e ele foi democrático e ouviu a todos sobre a dúvida da vereadora.

Em unanimidade as decisões dos membros do comitê, foram que mesmo que algumas opiniões são contrárias, serão acatadas sempre as decisões do coletivo.

A prefeita Thelma de Oliveira, como sempre com as suas decisões democráticas, se posicionou sempre a favor, mesmo que o seu voto não foi vencido, ela sempre irá acatar as decisões da maioria neste momento tão delicado, e colocou que é de fundamental importância a criação deste comitê nas tomadas de decisões neste momento de pandemia.

Então ficou definido que o horário de funcionamento do comércio continua o mesmo determinados em decretos anteriores a partir de segunda-feira(15) ou seja:

Bares e Restaurante das 10hs as 22hs;

As atividades econômicas do Comércio Varejista, atacadista em Geral e outros poderão dar continuidade as suas atividades, observado o Horário de funcionamento das 10hs às 16hs de Segunda a Sábado, VEDADO o funcionamento em Feriados e Domingos;

Feira de Pequenos Produtores horário de funcionamento aos sábados e domingos na Praça do Festival das 06:00 as 12:00hs;

Postos de Combustíveis das 07:00 as 19:00hs;

Administração Pública das 13:00 as 17:00;

UPA- Unidade de Atendimento Frei Osvaldo 24 horas.

Fonte: Esportesenoticias