SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Sintep busca apoio da Câmara para revogar demissões na Educação municipal de Leverger

Redação: Notícias da Baixada | 23/04/2020 - 11:09
Sintep busca apoio da Câmara para revogar demissões na Educação municipal de Leverger

Os vereadores da Câmara de Santo Antonio de Leverger ouviram nesta quarta-feira (22), os representantes da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público em Santo Antônio de Leverger para avaliar a demissão em massa de um grupo de servidores da educação, que a prefeitura dispensou na semana passada, em meio à pandemia da Covid-19.

A presidente do Sintep/Subsede Leverger, Claudinete Magalhães disse que buscou apoio da Câmara Municipal, apelando para a sensibilidade dos vereadores, destacando a necessária articulação para o que for fundamental para os servidores da educação.

O Sintep chegou a emitir uma Nota de Repúdio, durante o feriado de 21 de Abril criticando o ato da prefeitura municipal que demitiu um grupo de servidores públicos contratados para a educação, com a justificativa de economia diante do Covid-19. O Sintep avaliou que há insensibilidade da gestão municipal para enfrentar a crise sanitária que afeta o país, os estados e municípios.

O prefeito Valdir Pereira de Castro Júnior iniciou as demissões há uma semana. De acordo com o Sintep, o prefeito relatou que promoveria a demissão dos interinos da educação, a partir de 30 de abril. Ainda apontou como “ação solidária”, assim definida pelo próprio gestor, uma espécie de voucher de R$ 600,00, para todos os demitidos. Medidas apontadas pelo Sindicato como prática ilegal e imoral.

Antes mesmo que os dirigentes comunicassem à categoria, o prefeito cancelou a ação e intensificou o ataque. Alegando contrariedade do Sindicato às medidas, decidiu reformular a proposta e promulgou as demissões em 18 de abril, suspendendo o voucher.

Por outro lado o presidente da Câmara Municipal, vereador Dudu Moreira (PP), informou aos dirigentes que o Poder Legislativo não ficará omisso diante da situação gravíssima que foi ocasionada com a demissão de dezenas de servidores.

  

VEJA MAIS FOTOS


Fonte: Reportagem Local