CUIABÁ

Capital libera comércio das 10h às 16h a partir do dia 27; prefeitura segue fechada até maio

Redação: Notícias da Baixada | 20/04/2020 - 17:07
Capital libera comércio das 10h às 16h a partir do dia 27; prefeitura segue fechada até maio

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anuncia neste momento a liberação do comércio de forma "lenta, gradual e segura". As atividades da prefeitura seguem fechadas até o dia 10 de maio, sendo que os servidores irão continuar em teletrabalho.

Os segmentos atacadista e varejista poderão funcionar das 10 horas às 16 horas a partir de segunda-feira, dia 27. Os supermercados passarão a ter horário das 6h30 às 21h00.

Já as conveniências em postos e distribuidoras poderão funcionar das 8h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira e sábados, domingos e feriados das 8h00 às 13h00. Os prestadores de serviço poderão funcionar a partir do dia 04 de maio das 8h00 às 14h00.

As atividades industriais poderão voltar no dia 11 de maio com três dias por semana podendo funcionar das 6h00 às 16h00. Os turnos serão de 10 horas mediante revezamento de equipes.

 
 

Em live nas redes sociais, ele anunciou a criação de um plano estratégico para retomada do comércio em que detalha ainda os segmentos e quais horários serão estabelecidos. A partir de agora, será distanciamento social seletivo, onde apenas os grupos de risco - idosos, diabéticos, hipertensos e grávidas - ficam isoladas.

Cuiabá é a última colocada no país no número de mortos por milhão de habitantes, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Emanuel explica que a reabertura dos segmentos econômicos buscará não afetar a política de controle da Covid-19 adotada até agora. "Quando você para um carro, não sai de quinta. Você precisa sair de primeira e ir colocando as marchas. Estou fazendo o que precisa ser feito para proteger Cuiabá e ter o menor impacto possivel", comparou.

Ele comparou Cuiabá com Manaus (AM) e Fortaleza (CE) que não tomaram medidas duras e hoje tem "explosão" de casos da Covid-19. "Estamos na fase de contenção enquanto que outras cidades do país estão na fase de epidemia localizada e felizmente Cuiabá está conseguindo achatar a curva de forma segura e controlada", comemorou, ao acrescentar que "estamos lidando com um inimigo duro e invísivel. Tomo decisões com caráter técnico e cinetífico com o objetivo de preservar vidas. Cuiabá está sob controle apesar de cada dia termos uma novidade".

Emanuel chegou a falar sobre as pressões sofridas de segmentos econômicos pela abertura das atividades. "Essas decisões não fruto de pressões. Todas reivindicações são legítimas, mas na hora da decisão prevelace as questões técnicas. Se houver o liberou geral, podemos chegar ao caos", assinala.

O prefeito revelou que a projeção seria até hoje de 114 casos confirmados, mas foram registrados 92 até agora devido das medidas de isolamento social.  

 

Fonte: Folhamax