O Senado oficializou na manhã desta quarta-feira (15) a cassação da juíza aposentada Selma Arruda (Podemos). A decisão foi tomada após meses de tramitação do processo.
A Mesa Diretora decidiu também que a vaga deixada por ela será ocupada por Carlos Fávaro (PSD), que foi o terceiro colocado na disputa ao Senado em 2018.
A decisão foi tomada durante sessão remota e atendeu ao parecer do relator do caso, Eduardo Gomes (MDB-TO), que apontou que a Casa não deveria discutir o mérito da situação.
Anteriormente, Selma havia se posicionado contra a aceleração do processo. Com a oficialização da cassação, Fávaro deverá assumir a cadeira deixada pela juíza aposentada até que novas eleições sejam realizadas em Mato Grosso, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal. Todavia, o pleito que definirá o próximo senador formalmente eleito segue sem data para ser realizado.
Isso se deve ao fato de que, inicialmente, a disputa estava marcada para o dia 26 de abril. Contudo, foi cancelada devido à pandemia da Covid-19, o coronavírus.
Não é uma decisão fácil, mas fomos cobrados. Não fomos convocados para discutir mérito da cassação, não é o melhor momento, mas demos o dobro do prazo de defesa para a senadora”, afirmou o senador Eduardo Gomes.
Selma foi cassada em dezembro de 2019 por seis votos contra um no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos durante a campanha de 2018.
