A determinação que prevê que os moradores mato-grossenses usem máscara de proteção como medida de prevenção ao coronavírus passa a valer a partir desta segunda-feira (13) no estado.
O Governo de Mato Grosso anunciou neste domingo (12) que fará uma série de ações de conscientização, durante esta semana, em decorrência da obrigatoriedade do uso da máscara em empresas privadas e nos órgãos da administração pública.
O governo também prevê multa para que não cumprir, no entanto, ainda não divulgou detalhes de como será a penalidade.
O objetivo é sensibilizar as pessoas pela necessidade do uso da proteção, antes de aplicar qualquer tipo de penalidade, tanto ao cidadão quanto às empresas.
No dia 3 de abril, o governador Mauro Mendes lançou a campanha "Eu cuido de você e você cuida de mim", em que demonstra, seguindo especialistas e recomendações do Ministério da Saúde, que ao usar a máscara, as gotículas de saliva são bloqueadas pelo tecido.
Assim, toda a cadeia de transmissão do vírus é interrompida já no início.
Durante o lançamento da campanha, foi assinado um decreto que consta a obrigatoriedade do uso da proteção, em todo e qualquer estabelecimento comercial que estiver em funcionamento.
A campanha e o decreto estimulam que as pessoas façam a própria máscara de tecido, principalmente, porque a cirúrgica deve ser reservada para os profissionais de saúde.
Blitz
Durante a semana passada, o Corpo de Bombeiros distribuiu máscaras de tecido à população, em vários pontos de Cuiabá, cidade que mais registrou casos de Covid-19, com 64 confirmações.
Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (11), são 121 casos confirmados em Mato Grosso e três óbitos registrados.
Multa
Na próxima semana, será divulgada as sanções para quem descumprir as medidas contidas no Decreto n. 437.

Bombeiros distribuíram máscaras no Centro de Cuiabá para evitar contágio do coronavírus — Fot