
rcebispo Dom Milton, principal liderança católica de Mato Grosso, afirma que as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão feitas da forma mais segura possível para evitar o contágio do novo coronavírus: os fiéis da Baixada Cuiabana em suas casas acompanhando as transmissões de missas por rádio ou redes sociais.
Por conta da pandemia, não ocorrerão celebrações presenciais, procissões, vígilas, confissões e até o lava-pés, celebrado na Quinta-Feira Santa, em que repete a cena em que Jesus Cristo lavou os pés de doze apóstolos e institui a eucaristia na Última Ceia. Segundo Dom Milton, a arquidiciose segue a recomendação de autoridades - e até reforçada pelo Vaticano - para evitar que os católicos se aglomerem. Diz também que, nesse momento, a melhor prevenção é ficar em casa. "As pessoas são mais importantes que as igrejas. Toda segurança é necessária", pontua.
Todas as celebrações serão transmitidas do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, no Centro da Capital, onde funciona também a rádio católica Bom Jesus de Cuiabá, para facilitar o trabalho de técnicos na transmissão via rádio e internet - veja o horário das missas ao lado. Nas paróquias, cada comunidade é indenpenente para definir sua programação.