SAÚDE PÚBLICA

Agentes de Saúde percorrem município imunizando idosos contra o vírus influenza

A vacinação faz parte da Campanha Nacional de prevenção ao popular vírus da gripe

Redação: Notícias da Baixada | 05/04/2020 - 21:34
Agentes de Saúde percorrem município imunizando idosos contra o vírus influenza

Foi à maneira que a Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Livramento encontrou para imunizar centenas de pessoas com idade superior a 60 anos, tanto aqueles que residem na zona urbana quanto aos da zona rural do município. O município conta com 9 microáreas na zona urbana e 23 na zona rural, ou seja, 32 agentes municipais de saúde cobrem 9 bairros e outras quase 100 pequenas comunidades rurais, algumas com mais de 140 km distante da sede municipal. Mesmo assim, os agentes municipais de saúde não medem esforços e visitam os idosos livramentenses. Cerca de 1.900 pessoas nesse grupo de risco precisam receber a vacina, muitas delas acamadas por alguma enfermidade ou por dificuldade de locomoção por conta da idade já avançada.

Esta semana os agentes estiveram nos bairros Centro, Morro da Boa Vista, Gregório Pires, entre outros. Na zona rural passaram por Capão Redondo; Pedro; Lajinha de Cima; Faval; São Manoel do Pari; Campinas; Monjolo e adjacências. Infelizmente, a vacina vem sendo enviada pelo estado à Livramento de maneira fracionada, daí a forma seletiva pra tentar priorizar os idosos nesse primeiro momento.

Para a secretária municipal de saúde de Livramento Rita Aurélia Proença Malaquias, o município tem buscado diuturnamente soluções para todos os problemas que vem aparecendo, mas infelizmente tem coisa que foge de qualquer controle, como é o caso da carência da vacina.

“Nossos profissionais estão na linha de frente expostos até mesmo ao contágio do novo coronavírus para imunizar os nossos idosos. Mas, acreditamos que em breve a entrega da vacina será normalizada e todos vão ser vacinados”, pediu paciência Rita Aurélia.

Vale lembrar que o Vírus Influenza pode causar infecção do sistema respiratório e também tem grande potencial de transmissão, assim como o Covid-19.

  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Pref de Livramento