CORONAVÍRUS

Governo confirma caso em Chapada e Thelma pede isolamento

Prefeita pede para estabelecimentos comerciais não abram as portas

Redação: Notícias da Baixada | 05/04/2020 - 12:33
Governo confirma caso em Chapada e Thelma pede isolamento

O Governo de Estado confirmou no sábado (4) o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município de Chapada dos Guimarães (localizado 65 quilômetros de Cuiabá).

Ao todo, 11 município do Estado já possuem casos confirmados da doença. A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira (PSDB), gravou um áudio fazendo um apelo para que os comerciantes não abram seus estabelecimentos e que a população fique em suas casas, inclusive, aos moradores da zona rural.

Nós precisamos fortalecer o nosso isolamento social. A partir dessa semana, vamos ter a parceria com a Polícia Militar, com o Conselho Tutelar, para que todos permaneçam em isolamento, os bares sejam fechados. Precisamos da sua ajuda neste momento fundamental para que não aconteça mais casos”, disse Thelma.

A cidade de Chapada dos Guimarães, referência turística nacional, também é refúgio de muitos cuiabanos durante os finais de semana, que lotam a cidade e movimentam os comércios locais e a vida noturna do município.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de sábado, um óbito em decorrência de coronavírus e 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (37), Rondonópolis (6), Nova Monte Verde (1), Tangará da Serra (4), Sinop (3), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1), Chapada dos Guimarães (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e Várzea Grande (4).

Dos 60 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 47 estão em isolamento domiciliar (sendo nove casos recuperados) e 13 estão hospitalizados, sendo 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias/isolamento.

Recomendações

 

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;


- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;


- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;


- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;


- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 

Fonte: Midianews