A Prefeitura de Chapada dos Guimarães (a 69 km de Cuiabá) e outras seis Prefeituras do Estado de Mato Grosso acataram o decreto anunciado nessa quintafeira (26.03), pelo governador Mauro Mendes (DEM), determinando quais atividades podem continuar e quais estão restritas enquanto durar a pandemia.
Os decretos circulam no Diário Oficial dos Municípios (AMM), desta sexta-feira (27.03). De acordo com gestores municipais, o decreto visa garantir a saúde da população, bem como as atividades econômicas essenciais e, consequentemente, os empregos dos mato-grossenses. Assim como as determinações seguem os parâmetros do que recomenda o Ministério da Saúde e a nota expedida nesta semana pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Segundo o governador, os gestores municipais que não acatarem o decreto e quiseram agir de forma diferente, terão que apresentar “fundamentação técnico-científica que justifique a providência no âmbito local”.
As Prefeituras de Juara, Juscimeira, Rosário Oeste, Paranatinga, Novo Santo Antônio e São José dos Quatro Marcos são os municípios que aderiram a linha do Governo do Estado. Outras Prefeituras não se manifestaram, assim como algumas mantiveram seus decretos ou apenas aderiram algumas determinações.
