
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) acatou a decisão judicial expedida neste domingo (22) e retificou o artigo do Decreto 7.849/2020, que suspendia 100% do transporte público na Capital. Na nova medida, o prefeito determinou que 120 ônibus comecem a rodar a partir das 4h30 desta segunda-feira (23) até o dia 05 de abril, exclusivamente, para transportar os profissionais da saúde pública e privada de Cuiabá.
No entanto, todas as linhas e itinerários serão mantidas, porém, com frota reduzida e, consequentemente, com intervalos maiores. Os horários de entrada e saída dos profissionais, assim como de troca de turnos nas unidades de saúde serão priorizados.
“A entrada no ônibus somente será permitida aos profissionais da área de saúde, sendo exigida Identificação (crachá ou holerite). Será obrigatório o uso do cartão de transporte”, diz comunicado publicado pela prefeitura.
As estações Bispo, Alencastro e Ipiranga irão permanecer fechadas para evitar aglomerações evitando a propagação do Coronavírus. O Palácio Alencastro pontua ainda que os coletivos irão rodar, seguindo a determinação judicial, com 50% de sua capacidade total. Na prática, 35 pessoas em cada viagem.
“A Prefeitura de Cuiabá reitera que nesse momento é preciso fazer um apelo à consciência de cada um. A decisão atende aos profissionais da saúde. Respeite. Faça a sua parte. Estamos numa cruzada contra o novo Coronavírus e esse esforço depende da união de todos em defesa da vida”, encerra o comunicado.