URGENTE

Prefeito decreta emergência em Cuiabá, determina fechamento do comércio e suspende 100% do transporte coletivo - Veja vídeo

Emanuel Pinheiro (MDB) também determinou que todos os servidores trabalhem de casa. As medidas começam a valer nesta segunda-feira (23) e vão até o dia 5 de abril.

Redação: Notícias da Baixada | 20/03/2020 - 17:59
Prefeito decreta emergência em Cuiabá, determina fechamento do comércio e suspende 100% do transporte coletivo - Veja vídeo

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, em coletiva virtual, novas medidas em relação ao combate ao novo Coronavírus (COVID-19) na Capital, que já registrou dois casos confirmados da doença.

O novo decreto declara “situação de emergência em Cuiabá para combater o Coronavírus”.

As novas decisões do prefeito foram tomadas após reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na manhã desta sexta-feira (20).

“Teremos momentos difíceis pela frente, mas não vamos deixar nos envolver por histeria social. Vamos superar esses momentos de dificuldade nos próximos meses”.

Dentre as decisões, a Prefeitura determinou o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais em Cuiabá. Ficam abertos normalmente apenas mercados, supermercados, clínicas de saúde privadas. Restaurantes e lanchonetes atenderão somente por meio de entregas (delivery).

“Fica determinado o fechamento de todo e qualquer estabelecimento comercial. Shoppings, restaurantes, templos, igrejas, bares e exposições em geral”, disse o prefeito.
Todos os servidores da prefeitura também trabalharão de casa, no sistema home office. Atuarão normalmente apenas servidores da área da saúde e de secretarias de fiscalização.

O decreto de situação de emergência ainda autoriza a aquisição de produtos usados no combate do Coronavírus com dispensa de licitação. Também está suspensa as atividades de ambulatórios que estavam agendadas, assim como cirurgias eletivas.

Emanuel lamentou ter que tomar as medidas amargas.

“Medidas que cortam o coração, mas são necessárias para proteger a saúde da população cuiabana. Essas medias são porque não temos outra saída. Orientados por equipes técnicas. Precisamos salvar a população cuiabana enquanto há tempo”, disse o prefeito.

Fonte: Reporter MT