NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Prefeitura vai instalar quase 600 lixeiras em ruas e bairros da cidade

Elas são confeccionadas em aço inoxidável, de alta resistência à corrosão, intemperes e não necessita de acabamentos posteriores a fabricação

Redação: Notícias da Baixada | 05/03/2020 - 12:26
Prefeitura vai instalar quase 600 lixeiras em ruas e bairros da cidade

A Administração Municipal de Nossa Senhora do Livramento conseguiu por meio da Funasa centenas de recipientes destinadas à coleta de resíduos sólidos (lixeiras), que estão sendo implantadas em várias ruas e bairros da cidade. Ao todo são 583 lixeiras fixadas num investindo de R$ 357.798,66. Elas são confeccionadas em material aço inoxidável, de alta resistência à corrosão, intemperes e não necessita de acabamentos posteriores a fabricação. Elas comecaram a ser instaladas em novembro do ano passado e segue até junho deste ano.

A ação é resultado do estreitamento de cooperação entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Prefeitura livramentense, com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. Graças o intermédio do prefeito municipal Silmar de Souza, Livramento foi inserido entre os 20 municípios do estado, que juntos, terão mais de 13 mil residências beneficiadas.

Em Livramento, nesta primeira etapa, a distribuição das lixeiras acontece da seguinte maneira: 147 unidades no bairro Frei Salvador Rouquette; 166 unidades no bairro Santa Luzia; e 154 unidades no bairro Centro. O Distrito de Faval também recebe 43 unidades e Ribeirão dos Cocais, 73.

A iniciativa entre Prefeitura, Funasa, com apoio da AMM visa à melhoria do saneamento básico em Mato Grosso. “A iniciativa se soma a uma série de ações que já viabilizaram, por exemplo, a mobilização dos municípios para a elaboração dos planos municipais de saneamento e os estudos geofísicos para a perfuração de poços artesianos em áreas com difícil acesso à água potável”, frisou o municipalista Nurilan Fraga.

Vale ressaltar que desde 2017, quando se lançou o programa MSD, a AMM passou a auxiliar os municípios contemplados com a elaboração do projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), do Ministério da Saúde. A entidade agiu em conformidade com as exigências técnicas do programa, e também orientou os prefeitos quanto ao preenchimento dos requisitos técnicos e do cumprimento dos prazos estipulados no convênio.

“Além da melhor conscientização da população quanto ao destino final do lixo, as novas lixeiras dá condições dos moradores separarem o lixo de maneira mais seletiva reduzindo assim o envio de maior  volume de resíduos enviados no aterro sanitário e também facilita a reciclagem.”, acrescentou o prefeito Souza. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Pref de Livramento