“Não podemos deixar nosso povo passar fome”, disse o prefeito Valdir Castro Filho (PSD) durante uma reunião com representantes da Colônia de Pescadores Z8 e Câmara municipal de Santo Antônio de Leverger, para debater sobre a manifestação do “Projeto Cota Zero” do Governo do Estado.
Para Valdirzinho, se o “Projeto Cota Zero” for colocado em pratica, da forma que está, irá deixar milhares de pessoas em estado deplorável, abaixo do nível da miséria, passando necessidade, passando fome.
A diretora da Colônia de Pescadores Z8, Rozelin Souza foi até a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, para protocolar um ofício, reivindicando apoio referente ao transporte das pessoas que irão participar da manifestação contra o “Cota Zero”.
Reivindicação de quatro (4) ônibus:
1 - Destinado para a comunidade do Barranco Alto.
1 – Para a comunidade do Engenho Velho.
2 – Para a sede do município.
De acordo com a diretora da colônia de pescadores, os veículos estarão disponíveis nas comunidades por volta das 5:30hs, para transportar as pessoas que seguirão para o mesmo destino, avenida do CPA, onde está marcada para acontecer no próximo dia 10.03.2020, às 8:00hs, uma manifestação pedindo o arquivamento do “Projeto Cota Zero”.
“Durante a reunião, o prefeito Valdirzinho já confirmou o apoio fornecendo o transporte para os pescadores”.
O Projeto Cota Zero visa proibir o transporte e comercialização do pescado por vários anos, o que gerou polêmica em algumas cidades de Mato Grosso, que tem boa parte de sua receita voltada para o turismo da pesca.
Cidades que diretamente poderão ser afetadas só na baixada cuiabana:
Cuiabá.
Barão de Melgaço.
Acorizal.
Rosário Oeste.
Várzea Grande.
Jangada.
Poconé.
Santo Antônio de Leverger.
“O Projeto Cota Zero não vai deixar apenas os pescadores sem condições de sustentar suas famílias, estamos falando de uma cadeia toda, envolvendo desde os catadores de iscas, os pirangueiros, os donos de pousadas, hotéis, de tablados, como também os comerciantes dos municípios, vai prejudicar todos”, explicou Rozelin.
Como empresário, Valdirzinho disse que uma crise no setor será instaurada com a aprovação do Cota Zero, que vai impactar diretamente na arrecadação dos municípios.
“Tem comercio em Leverger que desde às 5:00 já está aberto para atender as pessoas no período da pesca, os pescadores esportivos e amadores, consomem desde pão, carne, água, refrigerante, cerveja, equipamentos de pesca, iscas, combustível, etc. Para comprar um peixe ele gasta em média R$ 50,00, para ir pescar investe cerca de R$ 250,00, não podemos deixar interesses singulares acabar com todo seguimento de comércio de vários municípios”, ressaltou Valdirzinho.
Recentemente estiveram presentes na reunião sobre a manifestação pedindo o arquivamento do “Projeto Cota Zero”, os vereadores Eduardo Moreira (Dudu) (PSB), Mauro Amorim (PSB), Rômulo Queiroz (PSDB), Miguel dos Santos (PSD) e Hamilton José (MDB), onde todos declaram apoio aos manifestantes contra o “Cota Zero”.

