A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria Municipal de Saúde convoca a população para procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para vacinar as crianças, jovens e aqueles que ainda não foram vacinados contra o sarampo.
De acordo com o secretário de saúde do município, Marcos Teixeira, a vacinação no “Dia D” contra do o sarampo foi dentro da expectativa, mas ressalta que ainda existe a necessidade das pessoas procurarem as UBS, para receber a vacina contra o sarampo.
“Chegamos aos 70% da cobertura da vacinação, mas o ideal é na casa de 95% de cobertura”.
“Nós precisamos atingir no mínimo 95% de cobertura da vacinação, a Prefeitura está fazendo sua parte, está disponibilizando através da Secretaria de Saúde, os locais, como também os profissionais para atender a população, agora, cabe as pessoas terem responsabilidade de procurar os locais para serem vacinadas”, explicou Marcos.
O prefeito Valdir Castro Filho, desde a semana passada vem chamando atenção da população para comparecer nos locais programados, devido ao perigo que o cidadão corre, caso não seja vacinado.
“O poder público está fazendo sua parte, cabe ao povo fazer a parte dele, nos colocamos profissionais a disposição para o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, quero ressaltar que o sarampo já fez uma vítima fatal neste ano no Rio de Janeiro, não queremos que isso aconteça na nossa cidade”, ressaltou Valdirzinho.
“A imprensa nacional divulgou o falecimento de uma criança causada pelo sarampo”.
Cobertura da vacinação do sarampo no “Dia D” em Leverger.
Distrito de Varginha - 14 doses
Olho D´Água - 67 doses
Cidade de Leverger - 80 doses
Porto de Fora - 03 doses
Distrito de Agrovila das Palmeiras - 83 doses
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra
Quais são os principais sintomas do sarampo?
Febre acompanhada de tosse.
Irritação nos olhos.
Nariz escorrendo ou entupido.
Mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
